O plantio das mudas foi em alusão ao Dia Mundial da Floresta e da Água.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmeirópolis, em Parceria com a ENGIE, trabalharam juntos na manhã de sexta-feira (23 de março), na Escola Municipal Elda Silva Barros, no lançamento do segundo concurso da Coleta Seletiva de Resíduos.
O objetivo do Concurso é promover entre os alunos do ensino fundamental a conscientização sobre a preservação e conservação do Meio Ambiente.
O evento começou com uma bela história contada por Inara Polyana a “gotinha plim plim”.
Em seguida uma palestra ministrada sobre o tema: “Cerrado, berço das águas”, ministrada pela secretária de Meio Ambiente de Palmeirópolis, Jéssica Thais Cangussú /Engenheira Florestal.
O lançamento da gincana de recolhimento do material, começou no início no mês de março nos municípios de São Salvador, Paranã e agora em Palmeirópolis e se estende até setembro.
O material a ser coletado é : Metal com menor peso específico: latas de alumínio ou aço (ex: embalagens de cerveja, de refrigerante, de óleo, de sardinha, etc…).
Papel e papelão: jornais, folhas de caderno, formulários impressos, caixas em geral, fotocópias, envelopes, papel de fax, cartazes, aparas e etc.
Plástico: embalagem de refrigerante, de produtos de limpeza, de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.
Este segundo concurso de coleta seletiva de resíduo conta com as turmas dos 5º anos da escola Elda Silva Barros, e Bom Tempo de Palmeirópolis, escola Brasil Para Todos de São Salvador, e em Paranã Professa Floracy.
O Engenheiro Agrônomo Josimar Costa Furlan, explicou que este ano a turma vai ter que desenvolver o melhor produto inovador, caracterizado como ambientalmente sustentável e originado de reciclagem ou reutilização de resíduos.
“O produto deve ser autêntico/original e desenvolvido até o dia 30 de setembro de 2018. Os produtos serão avaliados com notas que poderão variar de 0 a um total de 100 pontos no máximo”, enfatizou.
Ainda de acordo com as informações, as escolas que participarem do concurso serão premiadas com uma composteira para produção de composto orgânico -coletor seletivo de resíduos.
A escola cuja a turma for selecionada em primeiro lugar terá como premiação o valor-prêmio de $1500 reais para aquisição de um item que e escola escolherá.
A turma vencedora em primeiro lugar receberá o valor-prêmio de $ 4000 mil para contribuição na festa de formatura da turma campeã. E mas os kits individuais e o professor também.
Os alunos que ficar em seguindo lugar será concedida menção honrosa ou kit individual.
A coordenadora do Elda Silva Barros, Maria José Rodrigues, juntamente com os professores e colaboradores deram total apoio aos trabalhos da equipe.
Após a palestra a turma seguiu até o campo de futebol Roldão José Martins para plantar mudas em alusão ao Dia da Mundial da Água e do Meio Ambiente.
Da redação