Últimas Notícias

Meio Ambiente lança Campanha ‘Palmeirópolis sem fogo’ – Nosso foco é prevenir

A campanha teve início nessa última sexta-feira, dia 16 de julho, com a capacitação da Brigada Municipal.

Em virtude da época de estiagem, período responsável pelo maior índice de queimadas no ano, resultando numa série de problemas ambientais, além de danos à saúde da população, a Prefeitura Municipal de Palmeirópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal, lança a Campanha Palmeirópolis Sem Fogo.

Essa campanha será executada entre os meses de julho a novembro com apoio das secretarias municipais, órgão estaduais, associações e sindicatos.

É um projeto de educação ambiental pautado no combate, prevenção de queimadas e incêndios florestais no município de Palmeirópolis. Tem como objetivo reduzir a incidência de focos de incêndios descontrolado no município; e incentivar a substituição do uso do fogo por técnicas alternativas sustentáveis.

A campanha teve início nessa última sexta-feira, dia 16 de julho, com a capacitação da brigada municipal. Tal curso é de fundamental importância para treinamento dos brigadistas que vão atuar no combate a incêndios que poderão ocorrer futuramente.

Acontecerá palestras on-line com a comunidade escolar, com os produtores rurais, população em geral, blitz educativas e reuniões.

Será divulgado sobre a proibição e consequências das queimadas, em programas exibidos pela rádio comunitária local e também divulgação volante pelas ruas da cidade.

Além de distribuição de panfletos educativos na feira do produtor rural, em visitas as propriedades rurais, bem como, em diversos órgão municipais e estaduais do município.

“Com a execução desse projeto, esperamos que a população local se alertam para as consequências do uso incorreto das práticas de queimadas, pincipalmente nesse período de pandemia que ainda estamos enfrentando. Sabendo que a fuligem é prejudicial, podendo deixar pessoas mais suscetível a contaminação pela COVID-19, ou podem agravar o quadro de saúde para quem está positivo ao vírus”, afirmou Jessica Cangussú, secretária de Meio Ambiente de Palmeirópolis.

Espera-se também, como resultado desse trabalho a redução dos números registrados de focos de calor em no município, contribuindo assim, para melhoria na qualidade de vida dos palmeiropolenses.

Com informações da ascom Meio Ambiente/Fotos arquivo prefeitura

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.