Últimas Notícias

Médicos e enfermeiros recebem capacitação após novo surto de Chagas no TO

Profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Araguaína serão atualizados sobre a doença. Ao todo, 86 casos estão sendo investigados, sendo que sete foram confirmados no município.

Médicos e enfermeiros das unidades de saúde de Araguaína estão recebendo capacitação de atualização sobre a doença de Chagas.

A preocupação em atualizar os profissionais sobre a doença está relacionada ao surgimento de novos casos de pessoas infectadas na cidade. Ao todo, 86 casos estão sendo investigados. Destes, sete foram confirmados.

A intenção é ficar atento quanto aos sintomas dos pacientes que buscarem atendimento.

“Suspeitar daquelas pessoas que estão com sintomas muito parecidos com a doença de Chagas, febre, dor de cabeça, dor no estômago, mal estar e principalmente que tiveram esse relato epidemiológico e consumiram a bacaba principalmente proveniente do assentamento Barra Bonita, que fica a 18 km de Novo Horizonte”, explicou a coordenadora do Centro de Zoonoses de Araguaína, Ketren Gomes.

Os pacientes que estão com a doença consumiram suco de bacaba colhida nesse assentamento, que fica na zona rural de Carmolândia. O detalhe é que a polpa e as frutas foram distribuídas em bairros da cidade.

Após novos casos de Chagas, profissionais recebem capacitação sobre doença em Araguaína
Bom Dia Tocantins

“Estamos visitando cada morador, fazendo investigação,fazendo uma busca ativa, colhendo material para fazer o exame e detectar precocemente esses casos. As bacabas, polpa e até o fruto, foram encaminhados para outros bairros de Araguaína. A gente está percorrendo todo esse caminho percorrido pela bacaba para a gente poder investigar todo mundo que consumiu”, informou.

Os pacientes foram levados para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), onde estão passando por novos exames e deram início ao tratamento, que dura 60 dias.

Quem apresentar algum sintoma da doença pode entrar em contato com o CCZ pelos telefones 0800 646 7020, 3411-7040 e 3411 7128.

Esse é o segundo surto da doença registrado na região norte do Tocantins. No começo do ano, um idoso que contraiu a doença após consumir o mesmo tipo de suco em Aparecida do Rio Negro morreu enquanto estava internado no Hospital Geral de Palmas. Outras pessoas da mesma família também tiveram o diagnóstico confirmado.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.