Também foram usadas mil garrafas pet. A construção foi feita no parque Cimba, em Araguaína.
Mais de 3.260 pneus e mil garrafas pet foram usados na construção de uma cascata no parque Cimba, em Araguaína, norte do Tocantins. A reciclagem representou uma economia de 40% no valor da obra. O objetivo principal do projeto é proteger a nascente do córrego Canindé.
“Nós temos várias nascentes no município de Araguaína e a do córrego Canindé é uma delas, de suma importância na cidade e estava sendo muito degrada. Então nós conseguimos unir o útil ao agradável, fazendo essa barragem, visando preservar ambientalmente essa nascente”, explica o diretor de fiscalização e licenciamento ambiental do município, Orialle Barbosa.
Os pneus usados são do ecoponto, que recolhe o material descartado na cidade. Com um pouco de criatividade deram forma a paisagem que já tem deixado muita gente curiosa. “A questão do reciclável. Isso já demonstra uma certa inteligência para poder ser aproveitado e não ser jogado no lixo de qualquer forma”, opina o administrador Thalison Vieira.
O paisagista Luiz Serrano, autor da cascata, explica que a técnica pode ser aplicada em qualquer lugar. Basta usar a criatividade. “Pode fazer na sua chácara, na sua casa. Dá para fazer piscina, criatório de peixe. Dá para fazer inúmeras coisas, revitalização com pneus, garrada pet e isopor.”
A Cleunice Araújo foi a primeira moradora do bairro que leva o mesmo nome do parque. Mora a poucos metros do lago e pelo jeito adorou a novidade. “Tem esse lago, esse parque que é essa maravilha”, diz.
G1/TO