Nos cinco primeiros meses do ano foram registrados cerca de 230 casos e mais da metade das vítimas tinha entre 10 e 14 anos. Só na semana passada foram quatro casos.
No Tocantins, a maior parte das vítimas de violência sexual tem menos de 14 anos. Os números são dos cinco primeiros meses de 2018 e foram divuldados pela Secretaria de Saúde. Pelo menos sete em cada dez vítimas se encaixa nesta categoria.
Só na última semana, quatro casos envolvendo crianças de um, oito, 11 e 13 anos foram registrados pela polícia. No período do levantamente foram registrados cerca de 230 atendimentos a vítimas em hospitais do estado, quase a metade desse total, de crianças entre 10 e 14 anos de idade.
Ainda segundo o levantamento, na maioria dos casos, os agressores são homens, já as vítimas, são do sexo feminino. Embora os índices sejam preocupantes, a polícia acredita que o número de ocorrências desse tipo seja ainda maior.
“Mais de 90% deste tipo de situação o agressor faz parte do meio familiar ou da confiança da família da criança”, explica o delegado Márcio Girotto.
A denúncia de casos do tipo pode ser feita por qualquer pessoa, ainda que não seja da família da criança, de forma anônima, em delegacias especializadas ou de plantão.