Sofás, móveis velhos e até restos de animais são jogados em terreno ao lado da TO-374, no sul do estado.
Poltronas, sofás e restos de móveis estão sendo jogados nas margens da TO-374 entre Gurupi e Dueré, na região sul do estado. “Tem até cachorro morto. É difícil, né. A catinga é grande a gente para até de caminhar. Tem muito lixo por aí [sic]”, reclamou o morador Adailton Coelho, que tenta usar o trecho para fazer caminhada.
A reclamação é feita principalmente pelas pessoas que fazem caminhada na região. “Pessoal joga cachorro, gato, tudo aqui. Não sabemos nem a quem recorrer e todo dia tem que fazer essa mesma trajetória”, disse Luzinete Pinto.
O mau cheiro também afeta moradores de bairros próximos ao local. Além de poluir a paisagem, o ar e a natureza. “A gente anda aqui e não aguenta. É muito mau cheiro. Você vê inseto, cada coisa aí”, lamentou a dona de casa Maria de Lourdes Barbosa.
O trecho tem até sinalização alertando para os moradores não jogarem lixo, mas a placa não está sendo respeitada.
Além de tudo isso, o problema pode ficar ainda pior quando começar a chover. “Passamos ali e tinha umas caixas cheias de garrafa. Quando chover vai encher tudo de água e a gente pode pegar uma dengue. A gente limpa nosso quintal, mas estão jogando na rua”, afirmou a agente de saúde Josélia Braga.
Outro lado
A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) informou que os serviços de limpeza são feitos de forma sazonal, assim como a manutenção da via, mas o despejo irregular de resíduos volta a se repetir com muita frequência.
“A Ageto alerta a comunidade que o ato de jogar lixo em locais inadequados pode ser tipificado como crime ambiental e aplica-se pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa”, diz nota enviada.
Denúncias podem ser feitas nos telefones (63) 3315-1500, (63) 3315-1501 ou na Ouvidoria Geral do Estado pelo 162.
G1 Tocantins.