Cáritas vem, há alguns anos, levando também para as crianças e jovens da evangelização esse olhar sensível, tão bem expresso neste livro
O livro infantil “A borboleta que descobriu seu voar”, da pedagoga tocantinense Cáritas Oliveira, foi lançado nesta segunda-feira, 28, no auditório do Sistema Fecomércio/Sesc, em Palmas.
Durante a solenidade de lançamento da obra, a educadora Ana Cecília Ferreira Reis, da Secretaria de Educação de Palmas, proferiu uma palestra sob o tema “Inclusão e diversidade: o papel dos núcleos inclusivos”, tema correlato ao do livro.
“A borboleta que descobriu seu voar”, conta com singeleza de muita propriedade uma história infantil que trata do poder transformador do acolhimento a pessoas com algum tipo de deficiência – no caso, uma borboleta com uma deficiência física.
Incentivando a criatividade dos filhos Lucas, Heitor e Ana Clara, ofereceu-lhes a oportunidade de ilustrarem o livro com seus desenhos infantis. Assim, narrativa e ilustração, em um casamento perfeito, conduzem o leitor pelos caminhos da leitura.
Profissionalmente, a autora é graduada em Pedagogia, com especialização em Neuropsicopedagogia Institucional, atuando como professora das séries iniciais da rede pública municipal de Palmas (TO).
Sua grande sensibilidade para a questão do acolhimento das pessoas que trazem algum tipo de transtorno ou deficiência, seja na família, nos espaços públicos ou institucionais, levou-a criar e dirigir a Área de Inclusão e Acessibilidades, na Federação Espírita do Estado de Tocantins.
Por Antônio Oliveira/Foto Isis de Oliveira