Últimas Notícias

Jaú do Tocantins decreta situação de emergência após seca afetar safra e causar a morte de animais

Prefeitura publicou decreto no Diário Oficial do estado

A redução no volume de chuvas e longo período de estiagem afetaram as plantações e criações e animais de Jaú do Tocantins, no sul do estado. Diante dos problemas, a prefeitura do município decretou situação de emergência na cidade.

O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (21). Assinado pela prefeita Luciene Lourenço de Araújo (PSD), o decreto levou em consideração o longo período de estiagem na cidade, que causou impactos na manutenção de famílias da agricultura familiar, comprometendo a safra 2023/2024.

No período em que o decreto estiver em vigor, os órgãos municipais deverão atuar sob o comando das Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, no intuito de atender ações que atendam as demandas do público afetado pela seca.

A prefeitura também poderá convocar voluntários e fazer parcerias com a comunidade para facilitar as ações de assistência à população que teve problemas em decorrência da estiagem.

Além disso, contratações relacionadas à aquisição de bens e a prestação de serviços destinados à atenção dos afetados podem ocorrer com dispensa de licitação, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 consecutivos, contados a partir da identificação do problema.

O decreto pode ser conferido na página 134 do Diário.

g1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.