Últimas Notícias

Integrante do Comitê do Fogo, Energisa alerta para risco de queimadas

O Tocantins possui uma rede elétrica em que 90% de sua extensão está localizada na zona rural do estado.

A Energisa Tocantins já doou 34 bombas costais, 11 sopradores e dois drones de longe alcance, capazes de captarem imagens em alta qualidade, como forma de apoiar as atividades desenvolvidas pelo Comitê do Fogo do Tocantins. O objetivo da concessionária é contribuir com a prevenção e combate a incêndios no estado que, além dos impactos diretos para a comunidade, como risco de segurança para os moradores e empobrecimento do solo, todo ano afetam também o fornecimento de energia para a população.

A empresa participa do Comitê desde 2018 e possui um plano estratégico voltado para a melhoria do fornecimento de energia e proteção da rede elétrica para o caso de queimadas. “Sempre destacamos o papel social da Energisa. Somos uma empresa que se preocupa e atua para o bem da sociedade e da natureza. Por isso, em mais um ano, reforçamos nosso compromisso de participar ativamente do Comitê do Fogo, apoiando no que for necessário”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira.

Na abertura das atividades deste ano do Comitê do Fogo, em março, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, destacou o envolvimento da Energisa e mais uma doação realizada pela empresa. “A Energisa é um parceiro importante para o Comitê do Fogo, e a doação desse drone traz um potencial muito grande para o trabalho em campo, principalmente na disposição de pessoal na linha de combate, além de possibilitar a verificação dos terrenos e das condições das propriedades para a distribuição das tropas. O equipamento vai contribuir muito para o trabalho das nossas equipes”, afirmou o coronel, na ocasião.

O Tocantins possui uma rede elétrica em que 90% de sua extensão está localizada na zona rural do estado. O gerente de Operação da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, fala sobre os riscos de segurança e do fornecimento de energia. “As queimadas próximas às redes elétricas afetam o fornecimento de energia. Mesmo que as chamas não encostem nos fios, o calor pode danificar as estruturas e causar curtos-circuitos, sendo necessário que nosso sistema de proteção interrompa o fornecimento de energia para garantir a segurança”, explica Alberto Cunha.

Foto: Luiz Henrique Machado

Em caso de queimadas

Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193) ou denuncie pela Linha Verde (0800 63 1155). Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa pelo WhatsApp da Gisa (63 9222-6664) ou pelo 0800 721 3330.

Surgiu.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.