Prouni oferece bolsas de 100% e 50% em instituições particulares. Palmas é o município que oferece o maior número de vagas no Tocantins, com bolsas para 71 cursos.
Começa nesta terça-feira (5) o período de inscrições para os estudantes que querem concorrer a uma bolsa para o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Diferente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades públicas, o Prouni oferece bolsas de 100% e 50% em instituições particulares. No Tocantins, são 1.235 vagas em diversos cursos.
Em todo o país, o governo está oferecendo 242.987 vagas em 2.976 instituições. O resultado da primeira chamada sai no dia 14 desse mês.
Palmas é o município que oferece o maior número de vagas no Tocantins, são bolsas para 71 cursos. Em Araguaína, 35 cursos oferecem vagas, em Gurupi são 16, Paraíso do Tocantins tem 11 cursos disponíveis e Porto Nacional outros nove.
Para concorrer a uma das bolsas no Prouni, o estudante deve ter feito o Enem de 2017 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame.
A redação também não pode ter sido zerada. Além disso, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O estudante também precisa atender a pelo menos uma das condições a seguir:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
- ter alguma deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino.
As vagas disponíveis podem ser consultadas no portal nacional do Prouni. A pesquisa pode ser feita por cidade, curso ou instituição.
Confira o calendário do Prouni
- Abertura das inscrições: 6 de fevereiro
- Fim das inscrições: 9 de fevereiro
- Primeira chamada: 12 de fevereiro
- Segunda chamada: 2 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 e 19 de março
- Consulta das instituições à lista de espera no sistema: 20 de março
G1/Tocantins