Distribuidora reforça dicas de segurança e atuação para garantir fornecimento de energia no período chuvoso
Com o período chuvoso começando, um fenômeno natural voltou a fazer parte da rotina do tocantinense: a descarga atmosférica. E elas inauguraram o início das chuvas com intensidade.
Em outubro, até esta quarta-feira, dia 23, foram registrados quase 400 mil raios do tipo nuvem-solo, que podem representar riscos à segurança e ao fornecimento de energia.
O número já é maior que o registrado durante todo o mês de outubro do ano passado, quando 369,9 mil raios caíram em solo tocantinense.
“As mudanças climáticas estão trazendo impactos cada vez mais evidentes. As tempestades estão mais intensas e frequentes, com ventos mais fortes e maior incidência de raios. Essa nova realidade exige que todos estejamos mais preparados para lidar com o clima mais extremo”, comentou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, durante o II Seminário Tocantinense sobre o Clima, realizado no início da semana.
E para o período, a concessionária de energia monta um planejamento de atuação e manutenção para garantir que o fornecimento de energia seja contínuo e seguro.
A distribuidora já executou, este ano, uma série de ações preventivas, antes mesmo do início do período chuvoso, com a realização de limpeza de faixa em mais de 5,9 mil quilômetros de rede, ou seja, manejo de vegetação para mantê-la distante da rede elétrica, 28,2 mil ações de melhoria na rede elétrica e mais de 98 mil podas técnicas em árvores.
“Além disso, com o apoio do Grupo Storm, monitoramos o clima continuamente para embasar a tomada de decisões de proteção do sistema elétrico. Assim, conseguimos agir de forma preventiva e realizar os atendimentos emergenciais de maneira mais ágil”, declara o gerente de operações da Energisa, Maurício Zanina.
Previsão
De acordo com o boletim meteorológico do Grupo Storm, para este fim de semana, há possibilidade de chuva isolada no Centro-Sul do Tocantins. Já para o extremo Norte do estado, a previsão é de ventos mais intensos e temperaturas estarão acima da média.
“Para áreas com ventania e onde é esperado ventos acima da média, é importante evitar objetos soltos, como tendas e lonas. Importante manter bem presos ao solo e, se possível realizar a desmontagem. Com os ventos, é comum que objetos sejam arremessados, como galhos e telhas. Caso observe algum objeto em contato com a rede elétrica, a orientação é nunca se aproximar e entrar em contato com a Energisa o quanto antes. Profissionais serão direcionados para realizar os reparos de forma segura”, pontua Zanina.
Confira dicas de segurança da Energisa para o período de chuvas:
-Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
-Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
-Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
-Não utilize chuveiro elétrico (secador, chapinha etc);
-Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
-Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais.
O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
Comunicação ETO