O flagrante foi durante uma revista nas barreiras sanitárias da aldeia Kapel, entre Itacajá e Goiatins. Os indígenas protestam contra o tráfico de drogas, animais silvestres e armas na região.
Indígenas da etnia Krahô bloquearam a estrada entre as cidade de Itacajá e Goiatins após apreenderem uma caminhonete na barreira sanitária da entrada da aldeia Kapej.
O caso foi na última segunda-feira (11), quando os indígenas encontraram munições dentro do veículo. Todo o material foi entregue para a Polícia Civil na terça-feira (12).
O protesto deles é para chamar a atenção para os problemas com tráfico de drogas, animais silvestres e armas na região.
Segundo a Polícia Civil, o veículo apreendido era conduzido por um funcionário de um comerciante de Itacajá. Dentro haviam 17 cartuchos de munição calibre 38, 12 cartuchos 9mm; cinco de calibre .22 e 14 munições calibre .25.
Integrantes da Funai foram junto com os policiais até a aldeia para formalizar o recebimento das munições. Eles utilizaram celulares para pegar o depoimento dos indígenas sobre o flagrante e evitar que eles tenham que se deslocar até a cidade.
Os povos indígenas estão evitando este tipo de deslocamento por causa do novo coronavírus.
A barreira foi montada para que os que os índios pudessem fiscalizar a entrada e o transporte de bebidas alcoólicas, drogas, animais silvestres e também para se prevenirem do contágio em relacão a Covid-19.
O motorista chegou a ficar detido pelos indígenas na segunda, mas foi liberado antes da chegada da polícia. Os agentes também receberam uma carta de reivindicações dos indígenas.
A investigação agora quer estabelecer de quem era a caminhonete e as munições dentro dela.