Últimas Notícias

Incêndio que matou pelo menos 30 animais no Tocantins foi controlado

Informação é da Defesa Civil do Tocantins, que acompanha o combate ao fogo. Prefeitura diz que a principal preocupação é com ventos fortes, que poderia espalhar o fogo novamente.

A queimada que matou pelo menos 30 cabeças de gado em Pedro Afonso, na região central do Tocantins, foi controlada na manhã desta quinta-feira (24). O incêndio teria começado no último domingo (20) e atingido fazendas, áreas de proteção ambientais e o canavial de uma usina de produção de biocombustível. A informação é da Defesa Civil do Tocantins.

Ainda há focos de fogo na zona rural da cidade, mas eles estão em uma área isolada e sob controle. O trabalho de combate foi feito por brigadistas de uma empresa, já que Pedro Afonso não tem uma unidade do Corpo de Bombeiros. Não houve registro de nenhuma pessoa ferida no caso.

A Prefeitura da cidade disse que acionou a Defesa Civil e os Bombeiros na capital ainda no domingo está acompanhando o caso. A gestão lamentou os prejuízos aos produtores e disse que vai auxiliar nas investigações. Ainda de acordo com a prefeitura, a principal preocupação é impedir que o fogo volta a se espalhar em função dos fortes ventos na região.stos e lavouras foram atingidas pelas chamas (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar de Pedro Afonso informou que constatou a morte de pelo menos 30 cabeças de gado na região, mas que o número pode ser maior, já que uma grande área ainda não foi vistoriada. A equipe acompanhou o trabalho dos brigadistas.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que vai enviar técnicos para avaliar a situação assim que o fogo estiver controlado. Eles também devem ajudar nas investigações sobre a causa do incêndio.

A empresa Bunge disse que também foi prejudicada pela queimada e que disponibilizou os brigadistas treinados por ela para auxiliar a prefeitura no combate ao fogo. A usina esclareceu ainda que concentra os esforços no combate ao fogo e que a origem do problema ainda é desconhecida.

“Desde domingo que começou esse fogo. Apagou e depois acendeu de novo por causa dos ventos. Acredito que tem uns 2 mil hectares de cana e pastagem queimados. Teve um vizinho que perdeu quase todas as cabeças de gado”, disse o produtor rural José Edgar.

“Queimou a palhada de milho, atingiu uns pastos e matou entre 30 e 50 cabeças. Uns [animais] a gente teve que sacrificar porque estavam agonizando. No meu lado começou na segunda (21), mas foi por volta de domingo (20) que começou aqui na região”, disse o criador Juliano Sandre.

Pastos e lavouras foram atingidas pelas chamas (Foto: Divulgação)
Pastos e lavouras foram atingidas pelas chamas (Foto: Divulgação)
Fazendas foram atingidas pelas chamas (Foto: Divulgação)
Fazendas foram atingidas pelas chamas (Foto: Divulgação)
 
G1/TO

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.