Fogo começou nas margens da TO-296, em Talismã. Segundo a Defesa Civil, 20 brigadistas trabalham para controlar as chamas.
O combate ao incêndio na área de pasto de uma fazenda em Talismã, na região sul do Tocantins, continua na manhã desta quinta-feira (2), cerca de 18 horas após o início das chamas. De acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos 200 hectares já foram destruídos. O fogo ameaça uma reserva ambiental e 20 brigadistas trabalham para controlar a queimada.
O fogo começou às margens da TO-296, por volta das 16h desta quarta-feira (1º) e a suspeita é de que tenha sido um ato criminoso.
As chamas se concentram em uma área de lavoura em descanso e chegou a atingir uma pequena parte da reserva ambiental. Apesar da proporção, nenhuma casa ou animais da propriedade foram atingidos.
O coordenador da Defesa Civil, João Carlos Lopes, explicou que atividades manuais e com uso de máquinas estão sendo realizadas. “Estamos com uma linha de fogo de aproximadamente 2 km de extensão, o que não é pouco, e o fogo está contra a corrente de ar. Nós dividimos a equipe em três e a nossa preocupação é que o fogo não destrua a reserva com duas nascentes”, disse.
João Carlos conta que o vento forte está atrapalhando o trabalho dos homens e que o fogo ainda pode destruir outros 100 hectares. “A previsão é que o combate termine entre 14h e 15h”, disse.
Maquinários são usados no combate ao incêndio — Foto: Divulgação/Defesa Civil de Talismã
Portal do Amaral.