Últimas Notícias

Impedidos de trabalhar na Piracema, pescadores cobram benefício para manter sustento

Cinco mil solicitações aguardam pelo pagamento do Seguro Defeso da Previdência Social. O auxílio ajuda a manter o sustento de pescadores de todo o Tocantins.

Pescadores de todo o Tocantins cobram o pagamento do Seguro Defeso, um benefício concedido durante a época da Piracema, quando a pesca fica proibida. Cerca de cinco mil pessoas que vivem da pesca aguardam o pagamento do benefício para manter o sustento das famílias.

O Manoel Ribeiro é pescador há quase 10 anos e ganha a vida com a pesca. Com o período da Piracema, ele precisa contar com o benefício da Previdência Social, mas como não recebeu o pagamento do auxílio resolveu reclamar no Ministério Público.

“Tem que receber e tem que manter a causa. Muitos aí não tão tendo nem comida pra comer. Energia cortada, água cortada. Nós não tivemos Natal [sic]”, lamentou.

O seguro defeso é uma assistência financeira que o Governo Federal dá aos pescadores de novembro a fevereiro, período que ocorre Piracema. De acordo com o pescador Demival Nardes, o pagamento sempre foi realizado em duas parcelas no mês de dezembro.

Só que nenhum foi pago ainda. “Pra respeitar a lei que eles colocam a gente precisa ter aquele pagamento que não cobre a pesca, mas é aquele salário para a gente manter a vida, manter a nossa dispensa[sic]”, comentou.

Outro lado

Em nota, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disse que os cinco mil requerimentos solicitados ainda serão processados e que há dois grupos de pescadores: os que tiveram o benefício concedido e os que estão com alguma pendência.

Os que tiveram o benefício concedido precisam aguardar o pagamento conforme cronograma da Caixa, de acordo com o final dos números no PIS ou do NIS do pescador. No caso de pendências, o pescador será notificado e orientado por sua entidade representativa ou pelos canais de informação do INSS.

Em todo o Brasil, quase 950 mil pescadores responsáveis pela produção de 760 mil toneladas de pescado recebem esse seguro.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.