O evento, que vai debater sobre condições climáticas do Tocantins, é uma realização da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Energisa
Na terça-feira, 22 de outubro, acontece o II Seminário Tocantinense sobre o Clima, que vai tratar sobre o cenário climático atual do Estado e suas consequências na região.

Além da apresentar em primeira mão o balanço das operações de queimadas no período seco, o evento vai ter um olhar para os próximos meses, com a chegada do período chuvoso no Tocantins.
O evento, que é gratuito, acontece nesta terça-feira, dia 22, a partir das 8h, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, em Palmas. Em seu segundo ano, o evento é realizado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros do Tocantins e Energisa.
As inscrições são limitadas, mas podem ser realizadas de forma gratuita através do link https://eventos.bombeiros.to.gov.br/seminario-clima/.

A programação do evento contará com duas palestras e um painel de debate. A primeira palestra será ministrada pelo Corpo de Bombeiros e apresentará o trabalho realizado no projeto Tocantins Mais Verde.
Em seguida, acontece a palestra da meteorologista Ana Paula Paes, especialista em eventos climáticos extremos e doutora em eletricidade atmosférica pelo INPE, que vai apresentar a previsão climática para o período chuvoso no Tocantins, além de trazer uma visão detalhada do momento atual no Tocantins e no Brasil.
Além da participação da meteorologista, o evento contará com a presença do Coronel Erisvaldo de Oliveira Alves, Superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil; Tenente-coronel Alex Matos Fernandes, Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e o Gerente de Operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina, para um painel sobre o que se pode esperar dos próximos meses e como essas frentes estão se preparando para passar pelo período chuvoso no Tocantins.
O evento, que terá certificação de participação com carga horária de 3h, tem como público-alvo, jornalistas, poder público, estudantes, pesquisadores sobre o tema, e interessados em assuntos relacionados ao meio ambiente.
