Diretoria de comunicação informou que tinha backup das principais informações e que os trabalhos não ficaram impedidos. Caso foi registrado na Polícia Civil.
A Câmara de Vereadores de Palmas confirmou nesta terça-feira (23) que o sistema interno da casa de leis foi atacado por hackers na última semana.
O problema só foi percebido quando os parlamentares voltaram do feriado de Páscoa e não conseguiram acessar algumas informações. Os criminosos teriam pedido um resgate em bitcoins, um tipo de moeda digital.
A Câmara informou que tem backup da maior parte dos dados e que não vai fazer o pagamento. Disseram ainda que o caso foi registrado na Polícia Civil e que ainda está sendo levantado se alguma informação foi perdida.
Pelo que já foi apurado, acredita-se que apenas dados da última semana não estavam assegurados em discos externos ao sistema que foi atacado.
Os trabalhos do plenário e das comissões devem continuar normalmente, segundo informou a Câmara. A diretoria de comunicação do órgão disse que a suspeita é que o ataque tenha ocorrido na sexta-feira (19). Por questões de segurança, o valor pedido pelos criminosos não foi informado.
A Polícia Civil informou que o Boletim de Ocorrência foi registrado na tarde desta terça-feira e que as investigações em torno do fato já foram iniciadas pela equipe da Delegacia Especializada. Disse ainda que todas as providências cabíveis foram adotadas.