Homem de 63 anos teve complicações na UPA e não resistiu
Gurupi registrou, na última semana, 215 casos de Covid-19 – uma média de 30 diagnósticos por dia. Nesse período, além das confirmações, houve uma morte.
Um idoso de 63 anos teve complicações por causa da doença enquanto estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não resistiu.
O número de confirmações é considerado alto já que os casos estavam zerados na cidade. Gurupi está entre as cidades onde há circulação de novas variantes da Covid-19, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Gurupi, Halex Cavalcante, disse que os cuidados na cidade devem continuar para tentar frear a contaminação da doença.
“A recomendação sempre existiu. O decreto foi revogado, mas a continuação do uso de máscara para locais fechados, sempre continuou essa recomendação”, disse.
O profissional também destacou a importância da vacinação contra o vírus.
“A gente verifica que hoje o município tem apenas 75% das pessoas vacinadas com a primeira dose. E a segunda dose nós chegamos só a 30%. A gente verifica que as pessoas deixaram um pouco essa procura para se prevenir. A forma mais grave da doença ela se dá nas pessoas que não têm o ciclo completo da vacinação”, disse.
Sobre as variações do vírus, Halex informou que a situação continua sendo investigada.
“A questão da subvariante, ela não tem uma condição mais agravante em relação aos casos. Ela determina alguns sintomas que são frequentes. É detectada através do teste RT-PCR. Esse teste é encaminhado ao Lacen e o Lacen faz essa triagem para detectar quais são as variantes que estão em Gurupi”, disse o coordenador.
Ele pediu que as pessoas voltem a se preocupar com cuidados básicos, como usar de máscara em locais fechados e higienizar as mãos.
g1 Tocantins