Últimas Notícias

Grupo de Tabagismo da Unidade Básica de Saúde de Palmeirópolis ajudam fumantes a deixar o vício

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar para oferecer acolhimento a quem quer parar de fumar.

Parar de fumar é uma mudança de vida, além de coragem é preciso persistência e apoio a essa decisão. Por conta disso, o município de Palmeirópolis está desenvolvendo o Programa de Combate ao Tabagismo.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Instituto de Combate ao Câncer (Inca), e da secretaria de saúde que desenvolve o programa em parceria com os municípios.

Com isso, a secretaria de saúde de Palmeirópolis realizou na segunda-feira 19, uma reunião sobre Tabagismo na UBS Dr. Mario José Romão, no setor União, a partir das 16horas para tratar deste assunto. 

O primeiro grupo formado teve o encerramento de suas atividades essa semana. Inicialmente, eram 20 participantes, mas foi finalizado com dez (10) que pararam de fumar realmente. A farmacêutica Poliana Menezes S. dos Anjos fez a capacitação e depois passou para técnica de enfermagem Romilda Magalhães e Dannyela Awinny. Foram elas as primeiras a desenvolverem o Programa de Combate ao Tabagismo em Palmeirópolis através da UBS Dr. Mário José Romão, mas logo será estendidas as demais UBS da cidade.

O grupo é formado por pessoas que se interessam e procuram a unidade na intensão de largar o vício.

As profissionais que ajudaram e faz parte do  projeto são: Bruna Gomes do Carmo Psícologa, Marília Fernandes Souza Dentista e Neuza Barbosa Santana, auxiliar de saúde bucal.  

De acordo com informações da enfermeira e coordenadora da UBS Dr. Mário José Romão Dannyela Awinny Telles Pereira, primeiro a pessoa passa por uma triagem, e cada paciente é atendido através de uma consulta médica para ter certeza se estar apta a tomar a medicação ofertada pelo Programa ou não.

Depois da triagem começa as reuniões quinzenais, ofertando palestras educação em saúde aos pacientes para ir se conscientizando sobre o tratamento e do mal que o cigarro causa.

Além do compartilhamento das histórias, dificuldades e situações vividas pelos integrantes que decidiram abandonar o vício, os ex-fumantes contam com o apoio psicológico, médico e farmacêutico do programa.  Eles recebem adesivos de nicotina e um ansiolítico para ajudar a amenizar a abstinência do vício. 

RELATOS
Edilson de Almeida está há 90 dias sem fumar. “Estou me sentindo muito bem, fui aprendendo o mal que o cigarro faz a saúde, com minha força de vontade e ajuda do grupo estou conseguindo, vou passar adiante aos meus amigos a importância deste projeto. Cada dia é uma superação”. disse.

Atualmente o tabagismo tem representado uma questão de saúde pública que atinge milhões de cidadãos no Brasil e no mundo. De acordo com a Mara Layane, o tratamento e a formação de grupos são fatores essenciais para que os participantes consigam se livrar do vício do cigarro. “O tratamento antitabagismo se inicia por meio de serviço de acolhimento, orientações, terapias comportamentais em grupo, práticas integrativas, promoção de hábitos saudáveis e medicação”, afirma.

No encontro, os pacientes que deixaram de fumar comentaram com os colegas as melhoras tanto quanto as dificuldades que estão tendo na etapa inicial da vida sem cigarro.  

“Além disso, os integrantes do grupo que conseguiram abandonar o tabaco receberam uma lembrança e reconhecimento pelo esforço. A Secretaria da Saúde de Palmeirópolis e os coordenadores parabenizam os participantes do grupo e lembra que, no próximo encontro iniciará um novo grupo e caso alguém tenha interesse em participar, deverá procurar uma das unidades de saúde do Município”, ressalta Mara Layane Alves Benvindo, coordenadora da Atenção Básica de Saúde do município.

A primeira dama do município Ana Paula Vaz também esteve na reunião apoiando o projeto.

INFORMAÇÕES

Além disso, os integrantes do grupo que conseguiram abandonar o tabaco receberam brindes como lembrança e reconhecimento pelo esforço. 

O tabagismo é uma doença, e por isto a Secretaria de Saúde oferece o tratamento gratuitamente. Os interessados em deixar o vício de fumar devem procurar o Programa de Controle do Tabagismo, por meio do Postos de Saúde de Palmeirópolis e se informar sobre os horários e dias para fazer o tratamento. 

Da redação

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.