Evento foi realizado entre os dias 20 e 21 em Teresina-PI, e abordou pautas sobre execução penal
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), em Teresina-Piauí, nos dias 20 e 21.

O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, representou o Estado e ressaltou a importância do Consej para o fortalecimento das políticas voltadas à execução penal em todo o sistema penal brasileiro.
“Esses encontros representam trocas de experiências no âmbito dos sistemas prisionais e alinhamento de estratégias que fortalecem ainda mais essa política, com foco na ressocialização, na segurança e no avanço da pauta a nível nacional e estadual”, frisou.
Pautas
As pautas foram extensas durante o primeiro dia do Consej, quando os secretários de estado participaram de diversas atividades, dentre elas, a entrega da reforma da Unidade de Semiliberdade, a Colônia Agrícola Major César de Oliveira e apresentação dos projetos de trabalho com mão de obra carcerária, com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles e o secretário da Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto.

No período da tarde, os conselheiros prestigiaram a inauguração da nova Central de Monitoramento Eletrônico e o curso de formação da Polícia Penal do Estado, com a nomeação de 207 policiais penais pelo governador do Piauí.

Os conselheiros também participaram de palestras sobre casos de sucesso de ressocialização, como a alfabetização de presos por meio de projetos de leitura e identificação de presos por meio do exame criminológico.
Já no dia 21, toda a cúpula se reuniu para debater as pautas da 12ª reunião, com temas voltados à segurança, à execução penal, entre outras deliberações pelos conselheiros.

Márcia Rosa/Governo do Tocantins