Últimas Notícias

Governo do Tocantins entrega mais de 300 mil kits de alimentos e beneficia milhares de estudantes da rede estadual de ensino

Adriana Aguiar destacou o empenho das equipes da Seduc na ação durante entrega de alimentos em Porto Nacional.

Com 315.318 kits de alimentos entregues até o momento, o Governo do Tocantins tem atendido a milhares de estudantes da rede estadual, garantindo apoio para o equilíbrio alimentar de suas famílias. A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, esteve em Porto Nacional, município que começou a receber os kits alimentares na última segunda-feira, 7.

Na ocasião, a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) fez um balanço da entrega dos kits que chegaram a 7.454 estudantes de 11 municípios, em outubro; a 27.696 alunos, de 35 cidades, em novembro; e a mais de 5.400 educandos, de quatro outras localidades, neste mês de dezembro.

Adriana Aguiar destacou o empenho do Governador Mauro Carlesse em oferecer esse subsídio que reforça a segurança alimentar dos alunos e familiares. A gestora da Seduc ressaltou ainda a dedicação dos servidores da Educação na organização e distribuição dos itens alimentícios.

“A ideia é dar apoio neste período da pandemia, e os profissionais da educação foram incríveis, nos 139 municípios. Eles atenderam ao apelo do Governador Carlesse e não mediram esforços para que os 157 mil alunos do Tocantins recebessem os alimentos de forma totalmente responsável. Estou nesta escola, de forma simbólica, para agradecer aos mais de 120 mil servidores da Educação que fizeram com que essa ação se tornasse um sucesso”, celebrou.

Roseane Alves Bezerra tem dois filhos matriculados na Escola Estadual Alfredo Nasser, que recebeu a visita de Adriana Aguiar, em Porto Nacional. Para ela, os kits fizeram toda a diferença neste momento de pandemia. “É uma ajuda de suma importância, pois estamos vivendo um momento muito angustiante, e esses kits ajudam muito. Em cada família que eles chegam, eles estão chegando em uma hora boa”, pontuou.

A distribuição dos kits começou em 26 de março, após a suspensão das aulas, considerando que muitos estudantes têm na merenda escolar a sua principal refeição e levando em conta a realidade social dos estudantes tocantinenses. Na primeira etapa, além dos 157.659 kits de alimentos, também foram distribuídos kits de produtos de higiene pessoal, fruto de parceria com uma empresa multinacional.

Ao destacar o trabalho já realizado, Adriana Aguiar lembrou que “a atuação da Seduc ultrapassa os muros da escola, precisa chegar nas casas dos estudantes. Quando o governador passou essa missão, decidimos que não poderíamos parar em nenhum momento sem que os alimentos chegassem a todos os estudantes. Estamos fechando essa segunda etapa da entrega, nesta escola, de forma simbólica e com muita gratidão por estarmos fazendo a diferença na vida de cada estudante, com a formação e o cuidado com cada um”, comemorou.

A entrega dos alimentos é realizada nas escolas, de acordo com o número de alunos matriculados em cada unidade. Após receberem os alimentos, os gestores escolares organizaram a logística de distribuição. Para os estudantes que utilizam o transporte escolar e recebem os alimentos na rota, as famílias são avisadas para que o pai ou responsável aguarde o ônibus no ponto onde o estudante embarca diariamente para a escola.

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço www.transparencia.to.gov.br . Para consultar, acesse na página principal a aba azul – Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde – Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas estão autorizadas pela Lei Federal nº 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender à situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislação federal e estadual referente a este contexto está disponível para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/

Registros em fotografias, referentes à distribuição dos alimentos podem ser acessados no link: https://www.flickr.com/photos/187777452@N04/ . Na aba álbuns é possível acompanhar a entrega por município.

Confira a relação dos municípios contemplados a cada mês:

Outubro

Araguatins, Augustinópolis, Arapoema, Colinas, Itapiratins, Pau D’arco, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Novo Acordo e Rio Sono

Novembro

Bandeirantes, Bernardo Sayão, Brasilândia, Colinas, Juarina, Palmeirante, Tupiratins, Colméia, Couto Magalhães, Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itaporã, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Nova Rosalândia, Paraíso, Pium, Pugmil, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte alta do Tocantins, Santa Rita e Silvanópolis.

Dezembro

Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Natividade e Porto Nacional.

Secom TO.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.