Críticas foram feitas nas redes sociais e durante encontro em Brasília.
O deputado federal Célio Moura (PT) criticou a aprovação do projeto de lei nº 05/2021, que autoriza o Governo do Tocantins a conceder à iniciativa privada o direito de exploração das atividades turísticas dos parques do Jalapão, Cantão e Lajeado.
As críticas foram feitas nas redes sociais e durante encontro em Brasília nesta quarta-feira (25) que reuniu centenas de vereadores, além de outros deputados federais e senadores.
O projeto de autoria do governador Mauro Carlesse foi aprovado pelos deputados estaduais por 16 votos a 4 durante sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24) e ainda inclui o Monumento das Árvores Fossilizadas e áreas adjacentes.
Ao criticar a aprovação, Célio Moura disse que “isso [a concessão] significa entregar o que hoje é público – logo de todos – aos desejos de lucratividade pura e simples do interesse privado. Isso prejudica toda nossa população e não vamos nos calar. É inaceitável”.
O parlamentar também afirmou que denunciou o caso aos vereadores e alertou sobre o que chamou de ‘ataque’ ao Jalapão. “Não podemos aceitar a privatização do Jalapão! Governador, não meta a mão no nosso Jalapão!”, frisou.
A aprovação do projeto é polêmica e ocorreu sem a realização de audiências públicas junto às comunidades impactadas na região do Jalapão.
O Ministério Público Federal (MPF), inclusive, já ajuizou uma Ação Civil Pública contra o governo pedindo a suspensão do projeto sem consulta prévia à população local.
AF Notícias.