Últimas Notícias

Golpe do auxílio-reclusão desvia milhões do INSS

Quadrilhas forjavam vínculos de empregos e falsificavam documentos, como o atestado de reclusão ou até certidões de nascimento e casamento.

Uma investigação da Polícia Federal (PF) desmantelou a ação de quadrilhas de São Paulo, Rio de Grande do Sul e Sergipe que aplicavam o golpe do auxílio-reclusão.

Os bandidos utilizavam-se de documentos falsos para desviar milhões de reais do INSS.

Como apurado pelo ‘Fantástico’, da ‘TV Globo’, as quadrilhas forjavam vínculos de empregos entre prsidiários e empresas de fachada e falsificavam documentos, como o atestado de reclusão – necessário para solicitar o benefício junto ao INSS – ou até certidões de nascimento e casamento, para a criação de dependentes do preso.

A quadrilha usava documentos de pessoas que, em muitos casos, não sabiam que seus nomes estavam envolvidos na fraude.

De acordo com a reportagem, um servidor do INSS também fazia parte da quadrilha, facilitando a liberação do benefício. O funcionário e mais três suspeitos foram presos. Quatorze pessoas foram denunciadas.

O benefício

O auxílio-reclusão é um benefício pago pelo INSS aos dependentes (cônjuges, companheiros ou filhos com até 21 anos) de uma pessoa presa em regime fechado ou semiaberto, desde que ela trabalhe, contribua para a Previdência e seja de baixa renda (com salário de até R$ 1.319,18 mensais).

De janeiro a outubro de 2018, foram pagos pouco mais de R$ 510 milhões em auxílio-reclusão para as famílias de 47 mil presos.

Por noticia ao minuto

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.