Temperatura poderá ser sentida em municípios turísticos como Aruanã.
Algumas regiões de Goiás podem registrar um calor de 38ºC nesta quarta-feira (25), de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). É o caso de municípios como Aruanã, região turística do Estado, cuja previsão é de máxima de 38ºC e mínima de 20ºC, com umidade relativa do ar em 15%. A alta temperatura é resultado da massa de ar seco que atua em Goiás.
Conforme previsão do Cimehgo, essa massa mantém o tempo estável com céu claro, temperaturas máximas elevadas e a umidade relativa do ar em declínio no período da tarde, com índices abaixo dos 20%. Vale destacar que o índice de umidade relativa do ar ideal para a saúde humana é de 60%.
Na capital Goiânia, a previsão de máxima é de 33ºC e mínima de 18ºC. A umidade do ar deve ficar em 16%. Municípios como Aurilândia, Ceres, Jataí e Rubiataba devem ter máxima de 34ºC. Em Porangatu, ela deve ficar em 37ºC.
Calor de 38ºC em Goiás exige cuidados
A diretora técnica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Karine Borges de Medeiros, explica que o tempo seco pode aumentar os riscos à saúde, causando desconfortos físicos e surgimento de doenças.
De acordo com ela, é normal a ocorrência de queda na imunidade, quadros de desidratação; taquicardia (coração acelerado); tontura; ressecamento de mucosas, tais como olho, nariz, boca e pele.
A médica afirma, ainda, que a baixa umidade aumenta o risco de doenças respiratórias. Ela esclarece que a mucosa nasal pode apresentar pequenas fissuras e rachaduras em razão do ressecamento, facilitando a entrada de patógenos e germes por vias aéreas. “Por isso é tão comum o aparecimento de resfriados e doenças alérgicas como a rinite, por exemplo”, disse.
Mais Goiás.