Últimas Notícias

Goiânia pode registrar 12°C com avanço de nova frente fria na próxima semana

Frio atípico pode vir acompanhado de chuvas e tempestades

As previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam que Goiânia pode registrar temperatura mínima de 12°C, com avanço de frente fria que atingirá quatro das cinco regiões do Brasil.

Termômetros devem apontar a variação a partir desse final de semana, com intensificação nos dias seguintes.

Frente fria deve provocar queda de temperatura no Brasil na próxima semana (Foto: Divulgação/Cimehgo)

Massa de ar frio vinda do Sul também pode deixar o interior do estado com índices ainda menores. A previsão é de que o Sudoeste goiano atinja 10°C no período.

“Teremos no final de semana a passagem de uma frente fria que vai propiciar chuvas em Goiás com possibilidade de tempestades. Passando essa chuva, teremos o avanço de uma massa de ar polar que por volta do dia 1º (de novembro) vai avançar pelo Brasil. No dia 2, a parte Centro-Sul de Goiás, região de Goiânia para baixo, será impactada por essa onda de frio. Teremos uma redução nas temperaturas por exemplo em Goiânia, no dia 2, chegaremos a 12ºC/14ºC, já na região Sudoeste podendo chegar a 10ºC/12ºC”, explica o gerente da Cimehgo, André Amorim.

O episódio, segundo André, não terá tanta intensidade quanto a frente fria que atingiu Goiás em maio de 2022, quando a capital chegou à marca histórica de 5ºC.

Frio no Brasil

No Brasil, o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina já vão sentir a mudança climática a partir de segunda-feira (31), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As previsões colocam esses locais com mínimas de 15ºC, inicialmente. Porém, as temperaturas podem variar para menos ao longo da semana, quando o frio pode ser de a5ºC.

“A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, detalha o Inmet.

A população de Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso também podem preparar os casacos e guarda-chuvas para enfrentarem chuvas e frio.

Por Joice: Jeice Oliveira

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira 

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.