Naturalmente, o Jalapão foi o assunto preferencial dos debates. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Turismo e autora do requerimento pela audiência, a deputada Valderez Castelo Branco (PP), disse que vai propor, no âmbito das leis que disciplinam o orçamento do Estado no próximo ano, recursos para a construção e reparação das estradas.
O representante do Ministério do Turismo, Maurício Rasi, explicou as ações do governo federal para aumentar o fluxo de turistas no país. Além de parcerias com entidades como o Senac para qualificar os trabalhadores, o dirigente tratou da importância de fomentar atrações privadas como parques. “Um só parque gera 900 empregos diretos e milhares de indiretos”, disse.
Em resposta a prefeitos que reclamaram mais recursos disponíveis, o dirigente informou sobre o Mapa do Turismo, cadastro dos municípios aptos a receber recursos independentemente de emendas parlamentares. “O Tocantins tem apenas 42 municípios inscritos no Mapa do Turismo”, afirmou, antes de acrescentar que poderia ter mais.
Glauber Barros.
Foto: Koró Rocha