O objetivo das ações foi conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Os homens de Palmeirópolis atenderam ao chamado da secretaria de saúde e participaram, na noite desta quinta-feira (23), das ações realizadas na (UBS)-Unidade Básica de Saúde do setor Bom Tempo.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde, no Projeto de Implantação da Política Nacional de Atenção Integral e Básica à Saúde do Homem do município de Palmeirópolis.
Por meio de encontros entre as três equipes de saúde da família foram discutidos problemas locais que seriam trabalhados com os homens da cidade de Palmeirópolis, dando ênfase aos problemas crônicos diagnosticados.
Dentre eles foram destacados alcoolismo, violência doméstica, hipertensão arterial, tabagismo e lombalgia. De acordo com a equipe, o evento foi realizado à noite por entender a disponibilidade daqueles que trabalham durante o dia.
Rayra Rezende Macedo enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Bom Tempo, falou que foi uma ação conjunta entre todos os Postos e secretaria, para realizar o encontro.
Durante a noite, homens de todas as idades puderam realizar teste rápido de HIV e Sífilis, teste de glicemia, verificar pressão, tomar vacina, exames de sangue, tratamento odontológico, consulta médica, entre outras atividades.
Todas as ações foram gratuitas e realizadas com o apoio de profissionais das secretarias de Saúde do município. Além das instruções e exames gratuitos, os homens participantes receberam lanches, e lembrancinhas.
Com este objetivo, aproximadamente 200 homens de Palmeirópolis estiveram no encontro.
Confira a galeria de fotos
Da redação/Correspondente Edilson Gonçalves
Fotos: Rozineide Gonçalves