Crimes ambientais ocorrem com maior frequência, diz Naturatins.
Uso de redes é considerado como pesca predatória; veja o que é permitido
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vai intensificar a fiscalização contra a pesca predatória durante a temporada de férias devido ao grande fluxo de pessoas nos rios e lagos do estado. Segundo órgão, os crimes ambientais ocorrem com maior frequência nesse período.
O Instituto recebeu reforços de equipamentos que permitem a operação simultânea por vias terrestres, marinhas e aéreas. Em uma operação realizada no último final de semana, no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado e afluentes, foram recolhidos 3 km de rede malhadeira. Os donos dos equipamentos não foram encontrados.
A utilização de redes caracteriza pesca predatória e é proibida no estado, de acordo com o Naturatins. Quem for pego pescando com esse tipo de equipamento pode pagar multa e está sujeito a prisão.
Permitido
A modalidade de pesca permitida no Tocantins é a amadora. Para isso é necessário ter em mãos uma carteira expedida pelo Naturatins. Nessa modalidade cada pessoa pode pescar até dez quilos de peixe, mais um exemplar de qualquer espécie e peso.
De acordo com superintendente de Gestão Ambiental da Naturatins, Natal César, um estudo está sendo realizado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e essa quantidade pode diminuir.
“Estamos fazendo um estudo para ver a possibilidade de diminuir a quantidade de quilo por pessoa e aplicar lei para que o pescado seja consumido no local, como acontece em outros estados”.(fonte:g1/to)