Últimas Notícias

Filme feito por comunidade quilombola sobre sússia será exibido em caminhão-cinema

Exibição será nesta sexta-feira (21) na Comunidade Lagoa da Pedra, em Arraias e no sábado (22), no centro da cidade. Documentário é registro da dança tradicional tocantinense.

O filme “A Sússia” será lançado nesta sexta-feira (21) na Comunidade Lagoa da Pedra, em Arraias e no sábado (22), no centro da cidade. O trabalho faz parte de um projeto que percorrerá as cinco regiões do país para lançar em sessões abertas e gratuitas os 15 filmes feitos por moradores de pequenas cidades brasileiras. Ele será exibido em uma caminhão-cinema.

Objetivo é registrar costumes e histórias de cidades do interior — Foto: Divulgação

A direção é de Lucrécia Dias, moradora da comunidade e fala a dança típica do interior tocantinense. A manifestação artística remete aos tempos do quilombo, com danças em círculos ao som de tambores, cuícas, violas, pandeiros e caixas. Todos os instrumentos eram feitos artesanalmente e usados nos eventos regionais, em especial, nos festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo.

O objetivo é registro a dança tradicional da comunidade quilombola. “Uma das melhores coisas que fiz na minha vida. Durante a gravação tivemos a oportunidade de ver os jovens participando e preservando uma cultura, uma dança que vem dos nossos antepassados. Isto foi o mais bonito”, diz Lucrécia.

Para ela, o projeto deu a oportunidade de contar uma história construída ao longo de gerações pela comunidade.

“Pra mim, o significado maior de gravar a Sússia foi ter um filme que registra uma história, uma cultura da minha comunidade. Ter uma história nossa contada por alguém daqui. A gente via muitos trabalhos feitos por pessoas de fora mas nunca por quem vive no quilombo. Somos capazes de contar nossas próprias histórias. Agora é só ansiedade e esperar a estreia.”

Tradicional dança tocantinense será apresentada em filme — Foto: Divulgação

Um caminhão-cinema é adaptado para se transformar em cabine de projeção. É equipado com uma tela de seis metros de altura, projetores, sistema de sonorização e 200 cadeiras para acomodar os espectadores.

Os 15 curta-metragem foram produzidos a partir de histórias reais ou inventadas contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades.

Além da obra produzida na cidade, cada sessão inclui a exibição de uma seleção de filmes feitos em outros municípios. A programação faz parte do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis VI.

Filme será exibido em comunidade onde foi produzido — Foto: Divulgação

Filme foi feito por comunidade quilombola — Foto: Divulgação

Gravações foram na própria comunidade — Foto: Divulgação

Dança remete aos tempos do quilombos, com danças em círculos ao som de tambores — Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.