“Deixando claro que, não se trata de três famílias, mas de uma única e mesma família”
O 6º Encontro das famílias: Messias/Gonçalves/Moura 2024, reuniu no último final de semana em Palmeirópolis nos dias 19, 20 e 21, integrantes de várias gerações com forró, pop rock, sertanejo universitário e animação a noite inteira, gente bonita e muita comida boa.
O Cantor Gui Fernandes de Porangatu Goiás, levantou a multidão com suas belas canções e um carisma indiscutível, por onde passa leva um repertorio animado e eclético.
Sucesso de público o encontro aconteceu pela primeira vez na cidade de Palmeirópolis sul do Tocantins, com mais de 405 pessoas inscritas.
O cantor Wpresley Jorge, que também é compositor e jornalista gurupiense, se apresentou com um repertório voltado para músicas autorais, mesclado com grandes clássicos da MPB, fez a galera pular e dançar.
Wpresley Jorge, é um artista remanescente dos anos noventa, com experiência nas noites de bailes, festivais e bares afins
O evento tão esperado no município era para ter acontecido em 2020, mas devido a pandemia (covid-19), foi adiado e no ano passado (2023), foi realizado em Ponte Alta do Tocantins.
O brasão é uma arte inspirada na história dessa nossa família e foi criado e produzido por Noeci Carvalho Messias.
Os anfitriões do 6º encontro, Bartolomeu Moura Júnior e Deusiney Marques, juntamente com toda equipe organizadora, Edigar Moura coordenador, juntamente com sua esposa Juliana e todos os envolvidos direto e indiretamente, desempenharam um excelente trabalho na realização da festa.
“Não temos palavras para expressar a nossa gratidão ao Edigar Moura e sua esposa Juliana, pela excelente liderança junto ao grupo da família e pelo trabalho durante todo o evento, simplesmente espetacular”, expressou Rozineide Gonçalves.
O evento aconteceu na fazenda Agroin, do proprietário Dalmi Pedro, que fica cerca de 6km do centro da cidade, a quem rendemos nossos agradecimentos.
Rever a família, “da benção e beijar a mão”, bater papo, sorrir bastante e matar um pouquinho da saudade, esse foi o lema.
Os idealizadores da festa, Abílio Aires Messias (bisneto de Agenor Messias) e Jovana Gabriela Rodrigues Messias, (bisneta de Eustáquio Messias), fizeram história a partir de 2016, na construção desse projeto, que se tornou um sucesso.
Na época, eram dois adolescentes com apenas16 anos. Hoje Abílio Aires tem 25 e Jovana Gabriela 24 anos.
A partir daí, uma equipe escolhida através de sorteios, fica responsável pelo evento que acontece todos os anos.
O encontro já foi realizado várias vezes em Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional e Palmeirópolis. Ficou definido através de sorteio que o próximo encontro de família será realizado em Palmas capital do Tocantins no mês de julho de 2025.
Na direção do casal Fernando Martins Filho (vovó do Chambari) e sua esposa Marinez Aguiar da Silva.
Poliano Coelho e Noeci Carvalho Messias, intensificaram a busca e as pesquisas em torno da história da família, por meio de documentos e de fontes orais, especialmente dos familiares mais velhos, (muitos deles já partiram para eternidade).
Os forrozeiros de Palmeirópolis Devones Silva e Toninho dos Teclados fizeram o público cantar e dançar, cada um ao seu tempo e estilo.
Texto abaixo: Elvecio Moura dos Santos
“As famílias Gonçalves e Moura andam juntas e misturadas há séculos, pois o relacionamento entre ambas remonta às suas origens no Estado do Piauí, antes de migrarem para a região do então Norte goiano, hoje Ponte Alta do Tocantins.
Por sua vez, a família Messias surgiu de uma ramificação da família Gonçalves, pois Manoel Messias dos Santos é filho do Patriarca Antônio Gonçalves dos Santos, falecido em (1879) e da Matriarca Zifirina da Cunha Moura, falecida em 1885. Então não se trata de três famílias, mas de uma única e mesma família.
O 6º encontro realizado em Palmeirópolis, antigo ‘Mucambo’, celebrou a ligação dessa grande família em clima de união, dialogo e muita confraternização. Todos ligados por laços de parentesco: pais, filhos, filhas, irmãos, irmãs, esposos, esposas, cunhados, cunhadas, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, netos, netas, avós, dentre outros. Todos espalhados pelo Brasil e mundo.
Com profissionais dos mais variados tipos de profissão de A a Z, de advogado a zootecnista, passando por donas de casa, arquiteto, bancário, cantor, dentista, engenheiro, jornalistas, médicos, professores, e até desembargador. Profissionais liberais, empresários e até políticos. Também humildes e trabalhadores autônomos. Todos com seu valore, dignidade e honradez.
“Eu nunca ouvi falar que há um Gonçalves, um Messias ou um Moura fora da lei, ou que esteja sendo procurado pela polícia. Isso é digno de nota, motivo de gratidão e exemplo a ser seguido”, disse Elvécio Moura, que é autor do texto (que foi editado).
Veja abaixo mais sobre essa festa inesquecível e os bastidores sem cortes