Últimas Notícias

Família de criança de três anos autoriza doação de órgãos para pacientes que aguardam por transplantes

Equipes fizeram a captação dos rins e enviaram para o estado de Goiás. Tocantins já realizou 13 procedimentos em 2022.

Mais uma captação de órgãos foi realizada nesta semana e pessoas que estão na fila nacional de transplantes vão ter uma nova chance de tratamento. Dessa vez, a doadora é criança de apenas três anos e a família se manifestou por ajudar quem precisa.

A captação aconteceu na noite de quarta-feira (16). O procedimento é 13ª realizado em 2022. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram retirados os rins da criança, que seguiram para o estado de Goiás.

A doação só acontece se a iniciativa partir dos parentes do paciente após a morte encefálica e se não houver nenhuma possibilidade de recuperação.

Com a liberação, a captação acontece imediatamente, já que alguns órgãos ficam ativos por determinado tempo. Depois são enviados para o paciente conforme a fila do Sistema Nacional de Transplante.

O Tocantins possui atualmente 581 pacientes cadastrados na fila nacional, que aguardam por um transplante. Desse total, nove são pacientes abaixo de 18 anos, segundo a SES.

“A decisão de autorizar a doação de órgãos é sempre muito difícil para os pais, mas com orientação e acolhimento nós vamos conseguindo que esse ato se torne cada vez mais natural e consciente para as famílias”, destacou Suziane Aguiar Crateús Vilela, responsável pela Central de Transplante do Tocantins (CETTO).

Além da CETTO, equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e o Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) também atuam na captação de órgãos para transplantes no Tocantins.

g1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.