Equipes fizeram a captação dos rins e enviaram para o estado de Goiás. Tocantins já realizou 13 procedimentos em 2022.
Mais uma captação de órgãos foi realizada nesta semana e pessoas que estão na fila nacional de transplantes vão ter uma nova chance de tratamento. Dessa vez, a doadora é criança de apenas três anos e a família se manifestou por ajudar quem precisa.
A captação aconteceu na noite de quarta-feira (16). O procedimento é 13ª realizado em 2022. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram retirados os rins da criança, que seguiram para o estado de Goiás.
A doação só acontece se a iniciativa partir dos parentes do paciente após a morte encefálica e se não houver nenhuma possibilidade de recuperação.
Com a liberação, a captação acontece imediatamente, já que alguns órgãos ficam ativos por determinado tempo. Depois são enviados para o paciente conforme a fila do Sistema Nacional de Transplante.
O Tocantins possui atualmente 581 pacientes cadastrados na fila nacional, que aguardam por um transplante. Desse total, nove são pacientes abaixo de 18 anos, segundo a SES.
“A decisão de autorizar a doação de órgãos é sempre muito difícil para os pais, mas com orientação e acolhimento nós vamos conseguindo que esse ato se torne cada vez mais natural e consciente para as famílias”, destacou Suziane Aguiar Crateús Vilela, responsável pela Central de Transplante do Tocantins (CETTO).
Além da CETTO, equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e o Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) também atuam na captação de órgãos para transplantes no Tocantins.
g1 Tocantins.