Últimas Notícias

Ex-prefeito de Palmeirópolis é efetivado como secretário de Educação do Tocantins

Primeiro escalão: Fábio Vaz ocupava o posto interinamente há cerca de um mês. Ele deverá supervisionar o retorno das aulas presenciais e a implantação do novo ensino médio no ano que vem.

O governador interino do Tocantins, Wanderlei Barbosa, conduziu nessa terça-feira, 28, Fábio Pereira Vaz ao cargo de secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Ele, que estava respondendo pela pasta desde o dia 23 de novembro, quando havia sido nomeado secretário executivo, agora passa a comandar a secretaria oficialmente.

Vaz ocupava o posto interinamente há cerca de um mês porque a pasta estava sem titular e ele era o secretário executivo, agora assume a função de forma definitiva.

“Esses pouco mais de 30 dias respondendo pela Seduc, como secretário executivo, foram primordiais para que pudéssemos nos familiarizar com a amplitude, a abrangência e os desafios que a pasta representa, mas também trouxeram perspectivas muito positivas de como podemos trabalhar para promover a melhor educação possível para nossas crianças e jovens”, apontou Fábio Vaz.

O secretário também enfatizou conquistas relevantes alcançadas neste período, como o pagamento de progressões e datas-base aos servidores e a ampliação do diálogo com as entidades representativas, como alicerce para um novo tempo na educação estadual.

“Estou certo de que criamos um ambiente propício para seguirmos avançando, a começar pela retomada das aulas presenciais na rede estadual em fevereiro, e me sinto honrado pela confiança que o governador Wanderlei Barbosa demonstra ao me conduzir a esta missão tão valorosa”, enfatizou.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O novo secretário é ex-prefeito de Palmeirópolis que fica no sul do estado, cidade que governou entre 2013 a 2020, elegendo seu sucessor em seguida.

Fábio Pereira Vaz é Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Licenciado em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).

Professor efetivo da Rede Estadual de Educação, Fábio foi eleito para o primeiro mandato de vereador do município de Palmeirópolis (2005/2008), sendo reeleito ao mandato subsequente (2009/2012).

Em 2012 venceu as Eleições Municipais para o cargo de prefeito de Palmeirópolis, mandato 2013/2016, sendo reeleito posteriormente para o mandato 2017/2020.

Como gestor da educação, Fábio Vaz terá a missão de supervisionar o retorno das aulas 100% presenciais na rede estadual após dois anos de suspensão por causa da pandemia.

Ele também deve coordenar a implantação do novo ensino médio no próximo ano.

Edinho Fernandes é o novo secretário executivo da Seduc

Além da efetivação dele, o DOE trouxe ainda a nomeação do novo secretário executivo da educação, Eder Martins Fernandes, que foi presidente da Agência Tocantinenses de Saneamento (ATS) no governo de Marcelo Miranda (MDB).

Secretário Executivo

Eder Martins Fernandes (Edinho Fernandes) tem 39 anos, de Figueirópolis-TO, é servidor do quadro efetivo (professor) da Secretaria de Educação do Tocantins desde julho de 2011. Graduado em Educação Física pela Faculdade UnirG, tem MBA em Administração Pública & Gerência de Cidades e MBA em Gestão do Esporte. Entre outros cargos, foi secretário de Desenvolvimento Social de Gurupi e presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). É 1º suplente de Deputado Estadual, em 2018 obteve 8.328 votos.

Informações Seduc Foto: Mari Rios

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.