Últimas Notícias

Estradas em péssimas condições prejudicam atendimento médico em aldeias do Tocantins

O socorro demorou chegar em uma das comunidades e uma criança morreu. Problema afeta indígenas de Tocantinópolis das aldeias Apinajé.

A situação das estradas que dão acesso as aldeias indígenas da etnia Apinajé, região do Bico do Papagaio, tem sindo motivo de reclamação.

Quem mora no local enfrenta dificuldades até para receber atendimento médico. O socorro demorou chegar em uma das comunidades e uma criança morreu.

Ivan Almeida Barbosa Apinajé, de 2 anos, passou mal no último fim de semana, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Tocantinópolis, mas o socorro demorou para chegar.

“A gente ligou, eles não vieram. Vieram no outro dia. Ele estava passando muito mal”, contou o avô da criança e cacique Sabino Dias Apinajé.

A água que os indígenas da aldeia Palmeira consomem é tirada de um ribeirão. A filha da indígena Marleida Apinajé já teve problemas de saúde. “Sem tratamento, assim mesmo a gente consome. As crianças ficam com diarreia”.

Ao todo, 90 crianças vivem na aldeia, que possui um ponto de apoio, onde são realizados os procedimentos básicos de curativos, distribuição de remédios e aferimento de pressão. Um técnico de enfermagem faz o atendimento.

O médico vai ao local uma vez ao mês. Mas, para os indígenas não é suficiente.

Estradas em péssimas condições prejudicam aldeias indígenas no norte do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

No norte do estado, vivem 2,7 mil indígenas desta etnia divididos em 44 aldeias, que ficam entre os municípios de Tocantinópolis e São Bento.

A estrada que dá acesso as aldeias estão em péssimas condições. Cheia de buracos, apenas alguns carros conseguem trafegar pelo local.

“Já aconteceu de mulher ganhar neném porque devido as estradas não chega a tempo. Pessoas morrem por falta de assistência e carros sempre quebrados nas estradas”, destacou a representante do Conselho Indigenista Missionário, Jucilene Gomes Correia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis disse que a criança chegou à unidade já com estado gravíssimo e que fez de tudo para atender a solicitação. Sobre as estradas, a prefeitura disse que está fazendo o possível para fazer a recuperação, mesmo no período chuvoso.

G1 Tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.