Medida considera o aumento de casos recente e a necessidade de identificação da variante predominante. A Secretaria de Estado da Saúde também reforçou medidas de prevenção à pandemia.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), emitiu uma nota técnica recomendando que os 139 municípios tocantinenses reforcem a estratégia de testagem de casos suspeitos de Covid-19, principalmente com o teste de RT-PCR.
O estado vem registrando aumento no número de casos e nesta segunda-feira (28) contabilizou 1.468 novos diagnósticos da doença.
A recomendação ocorre devido à circulação de novas linhagens e sublinhagens da variante ômicron, tendo a necessidade de identificação da variante predominante no Tocantins.
O Lacen é o laboratório de referência para os municípios do estado.
“No Estado do Tocantins ainda não foram identificadas novas sublinhagens de VOC [Variante de Preocupação da Ômicron] nas amostras sequenciadas, o que não descarta a possibilidade da introdução e circulação de novas variantes, por isso é importante a testagem e envio das amostras ao Lacen”, explicou a diretora de vigilância de doenças, Gisele Silva Carvalho Luz.
A recomendação é para que os municípios coletem amostras de pacientes hospitalizados com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou casos suspeitos de Covid-19 leves e moderados.
A SES também reforçou as medidas de prevenção à pandemia como:
- Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão
- Isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid19
- Uso de máscaras de proteção facial
O item de proteção facial é recomendado principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 – em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades e que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19.
Também há recomendação para aqueles que estiverem em situações de maior risco de contaminação como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
g1 Tocantins.