Maior parte dos casos estão em Palmas.
No Tocantins, maioria dos casos registrados de coronavírus até esta quarta-feira, 8, é menor de 60 anos e mulher. Pelo menos dois casos já tiveram alta após isolamento e são considerados curados, porém continuam no registro dos casos já confirmados da doença no Estado.
O Tocantins é o único estado do país que não tem nenhum óbito registrado até esta quarta-feira.
A paciente mais grave está numa UTI na capital.
Maioria dos casos do Tocantins está isolado em casa sendo acompanhados e monitorados.
Os casos em Palmas
Divulgação
A vigilância epidemiológica de Palmas informa que, até as 17h do dia 07 de abril de 2020, Palmas segue sem óbito por COVID-19. Foram 739 casos notificados para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos os casos suspeitos para COVID-19.
Destes 271 casos já foram descartados e 14 casos foram confirmados. Os demais seguem em monitoramento e acompanhamento de evolução ou não dos sintomas.
Dos 14 casos confirmados, dois foram infectados no exterior, seis foram infectados em outros Estados brasileiros e os outros seis foram após contato com os casos confirmados em residentes na capital.
A vigilância epidemiológica da SEMUS apresenta o coeficiente de incidência (CI) por 100.000 habitantes que foi calculado considerando dados atuais do IBGE, como se apresenta na figura acima.
O CI de hoje passou para 4,68 por 100.000 e Palmas encontra-se em alerta, pois ainda está abaixo da média nacional que hoje registrou 6,5 casos por 100 mil habitantes.
A média nacional em um dia aumentou 0,8 pontos e Distrito Federal, Amazonas, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro encontram-se em estado de emergência, pois ultrapassa 50% a média da incidência nacional.
Devido a situação de alerta, medidas de prevenção preconizadas pelo MS devem ser reforçadas e adotadas, como: distanciamentos social, distanciamento social ampliado e o uso de máscaras pela população (onde, devido ao desabastecimento, as máscaras cirúrgicas devem ser usadas somente por profissionais da saúde e a população fazer uso de máscaras de pano).
Araguaína
Em Araguaína são seis casos, o mais recente de um homem de 28 anos que procurou a Unidade de Pronto Atendimento da cidade após apresentar sintomas como febre, tosse, diarreia e vômito.
Até às 19h do dia 07/04/2020 foram confirmados seis casos de COVID-19 em Araguaína.
Dos seis casos confirmados, três são do sexo masculino e três do sexo feminino, na distribuição por faixa etária três tinham de 20 a 29 anos e os outros três de 50, 58 e 59 anos. Há um caso hospitalizado.
Em Araguaína, o primeiro caso foi confirmado no dia 27/03.
O 5º caso é uma mulher de 58 anos que apresentou sintomas como tosse e falta de ar. Ela está internada no Hospital Regional de Araguaína. A confirmação foi através de um teste rápido realizada na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Outro paciente de 51 anos em Araguaína teve contato Araguaína teve contato com o terceiro caso confirmado na cidade.
Caso em Dianópolis
O primeiro caso de Dianópolis fez o teste em clínica particular e teve o resultado positivo. Ele foi para o Distrito Federal após sentir os sintomas. A prefeitura foi a única da cidade que não divulgou nem idade nem sexo do paciente.
Caso em Gurupi
O primeiro caso de Gurupi é um paciente de 58 anos foi atendido inicialmente em um hospital particular em Palmas com sintomas da doença e está internado desde domingo, 05, onde colheu o exame no dia 06 de abril, e o resultado na noite desta terça-feira, 7, testando positivo para Covid-19.
O estado de saúde dele é estável, com dispnéia, não tem febre e nem tosse. O paciente é de Gurupi, tem um histórico de uma doença preexistente, e nos últimos quinze dias tinha retornado de Goiânia após fazer uma cirurgia.
*Nota: as informações foram divulgadas pelas prefeituras ou no Boletim do Estado.