Últimas Notícias

Entenda mais sobre a doença revelada por Jorge Frederico: a espondilite anquilosante

‘Tenho sofrido muito, mas com tratamento vamos sair dessa’, disse.

Ao anunciar a desistência da pré-candidatura a prefeito de Araguaína, o deputado estadual Jorge Frederico (MDB) revelou que vem sofrendo há uns três anos com um sério problema de saúde. Esse seria um dos motivos da desistência da corrida eleitoral.

Durante a live realizada na noite dessa terça-feira (8), o parlamentar também estava isolado após sentir alguns sintomas de covid-19. “Esses dias estou isolado porque tive alguns sintomas e fique mais isolado ainda, um olho mais fundo, tive uma febrinha, e aguardando esses resultados. É bom a gente cuidar”, disse.

Em seguida, o deputado revelou o nome do problema de saúde que vem enfrentando, que é causador de fortes dores, sobretudo na coluna.

“Há uns dois ou três anos eu venho sofrendo de um problema chamado espondilite anquilosante. Quem é da saúde conhece o problema e o sofrimento que as dores causam na coluna, que vai pulsando, e tem me deixando uns dias sem andar. Tenho sofrido muito, mas com tratamento vamos sair dessa”, disse.

O QUE É?

A Espondilite Anquilosante é uma inflamação autoimune que atinge especialmente a coluna e tem como principal sintoma a dor nas costas, especialmente durante o repouso.

Tudo começa com uma dor persistente, por mais de um mês, acompanhada daquela sensação de rigidez matinal. O incômodo geralmente surge primeiro na região lombar, mas pode afetar até o pescoço e as nádegas, além de outras articulações, como quadril, joelhos e tornozelos.

Um dos pontos que mais chama a atenção na espondilite é que ela acomete principalmente pessoas jovens, entre os 20 e 40 anos. Porém, os motivos por trás disso não estão bem esclarecidos.

Como a doença causa dores fortes e compromete a mobilidade, pode atrapalhar muito a vida. Tanto que, antes dos remédios modernos, os pacientes até se aposentavam precocemente.

A boa notícia é que já existe tratamento e o diagnóstico precoce faz toda diferença. Se não tratada, a doença evolui para uma calcificação da coluna e, quando isso ocorre, os movimentos ficam permanentemente limitados.

Diagnóstico: prestando atenção aos sinais

Além da dor, a espondilite às vezes vem acompanhada de outros sintomas. A pessoa pode ter inflamações em outros lugares, como nos olhos, que ficam constantemente vermelhos, uma situação chamada de uveíte.

Outro problema que frequentemente anda junto com essa enfermidade é a psoríase, um problema de pele por trás de placas que descascam e coçam. Se esses indícios se acumulam, procure um reumatologista, que é o médico mais indicado para tratar a espondilite anquilosante.

O diagnóstico é feito com exames de imagem como a ressonância magnética – a inflamação constante também aparece em testes de sangue específicos.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.