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Energisa Tocantins despenca no ranking de satisfação e fica entre as piores do Brasil

Confiança do consumidor na empresa também está em queda.

A Energisa Tocantins foi reprovada na pesquisa anual de satisfação do consumidor encomendada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os dados, referentes ao ano passado, foram divulgados nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021.

Com o péssimo desempenho, motivado principalmente por uma queda brusca de confiança e de satisfação do consumidor tocantinense, a Energisa ficou de fora do prêmio de Qualidade 2020.

A empresa havia sido premiada nos últimos dois anos por ter melhorado tais índices em 2018 e 2019. Contudo, dessa vez, a situação foi totalmente inversa, e a Energisa aparece entre as piores concessionárias de energia elétrica do Brasil, o que demostra falhas na gestão da empresa no Tocantins.

SATISFAÇÃO DESPENCA QUASE 15%

Conforme a pesquisa, o índice de satisfação do cliente despencou 14,4% – saindo de 64,9% em 2019 para 55,5% no ano passado. Entre 52 concessionárias, a Energisa ficou na 42ª posição – entre as piores por não ter alçando o percentual mínimo de 60 pontos percentuais.

CONFIANÇA EM QUEDA

A confiança do consumidor do Tocantins na empresa também caiu bastante, de 63,5% para 59,7% – redução de 5,98%, apesar de não ter sido registrada alteração significativa no índice de qualidade dos serviços prestados (65,72% – variação de 0,34%).

Queda de satisfação e de confiança na Energisa

INSATISFAÇÃO EM OUTROS ESTADOS

A avaliação da Energisa está ainda pior em outros três estados: Acre, Mato Grosso e Rondônia (neste caso, o último e o penúltimo lugar no ranking de 52 empresas, conforme o gráfico de classificação pelo grau de satisfação do consumidor), o que demostra uma insatisfação geral com a concessionária.

CIDADES PESQUISADAS

A pesquisa 21ª pesquisa para apuração do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor Residencial 2020 foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., no período de 17 de novembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021.

No Tocantins, foram ouvidos consumidores das cidades de Ananás, Araguaína, Carrasco Bonito, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Palmas e Tupirama.

A escolha dos municípios participantes por distribuidora ocorreu por meio de sorteio realizado em 4 de maio de 2020, na sede da Agência, em Brasília (DF).

Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 612 municípios em todo o Brasil.  As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

O prêmio analisa, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, a variação anual dessa pesquisa integra o cálculo do reajuste tarifário periódico.

AF Notícias.

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