Objetivo é garantir a segurança da população e garantir o fornecimento de energia de qualidade.
A Energisa tem intensificado o combate ao furto de energia elétrica no interior do Tocantins com apoio da Polícia Civil. Cada vez mais comum, o ‘gato’ coloca em risco a segurança da população e impacta na qualidade da energia fornecida.
Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins receberam a ação nestas segunda e terça-feira (10 e 11/9) com um total de 159 unidade consumidoras inspecionadas e 25 autuações por furto de energia. Esse trabalho é uma rotina da concessionária e acontece em todos os municípios do Estado.
Durante a operação, um produtor rural foi preso em sua residência na cidade de Pedro Afonso, após ser flagrado com um ‘gato’ de energia em casa. “É importante destacar que quem rouba energia está prejudicando toda a população, pois o ‘gato’ coloca em risco a vida das pessoas e ainda compromete a qualidade da energia que chega nas nossas casas”, enfatiza Helier Fioravante, gerente de Combate a Perdas da Energisa.
O furto de energia e as fraudes no relógio medidor são crimes previstos no Código Penal, no Artigo 155. Além disso, podem causar acidentes fatais, interromper a continuidade do serviço aos consumidores, prejudicar a qualidade da distribuição de energia e impactar diretamente na tarifa a ser paga. “Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, explica Helier.
Tecnologia
A concessionária também investe em tecnologia e inteligência para tornar o combate ao furto mais assertivo e eficaz no Tocantins. A empresa tem uma tecnologia em tempo real capaz de gerar o perfil de consumo de energia de cada cliente. Com base nestes dados, a equipe faz uma análise das informações e orienta o time de campo sobre os locais suspeitos de fraudes, para que assim possam ser realizadas as inspeções. Em média, são 700 irregularidades identificadas por mês.
Para ajudar a combater esses crimes, é só denunciar pelo telefone 0800 721 3330 ou por meio do aplicativo Energisa ON, disponível gratuitamente na loja virtual para as versões IOS, Android e Windows Phone.
Canais de atendimento ao cliente:
- Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
- www.energisa.com.br
- www.facebook.com/energisa
- Agências de atendimento presencial
- Ouvidoria – 0800 646 1196
Comunicação Energisa – ETO