A regional Sudeste foi a primeira a receber o apoio técnico, mas todas as demais participarão do encontro, que acontecem ainda nos dias 5, 10, 12, 14, 17 e 19 de setembro.
Visando proporcionar apoio técnico aos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) sobre o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza encontros regionalizados, de 03 a 19 de setembro, com os coordenadores dos Cras, técnicos de nível superior do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assistentes sociais e psicólogos do Cras, assistentes sociais e psicólogos das equipes volantes, e secretários municipais.
A primeira turma aconteceu nesta segunda-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da universidade Unopar, em Palmas.
Aurora Moraes dos Santos, assistente social da Proteção Social Básica, falou sobre a importância da organização dos serviços do PAIF. “Esses serviços exigem planejamento, e o apoio serve também para entendermos como o município elaborou seu plano de trabalho. Já que esse trabalho técnico tem um parâmetro para a execução e deve seguir essas diretrizes”, afirmou ela.
A programação dos encontros inclui trabalhos em grupos, que deverão responder a perguntas norteadoras que visam esclarecer como está sendo realizado o serviço PAIF nos municípios; se leram as cartilhas, e se realmente planejaram, entre outras coisas.
Os resultados observados serão levados à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em outubro, para que possam refletir junto aos municípios como estão sendo ofertados os serviços PAIF.
Luciene Alves dos Santos, assistente social de Jaú do Tocantins, falou das dificuldades encontradas em seu município e da expectativa com o encontro. “Nem sempre é possível cumprir à risca o que é planejado, e esse encontro é o momento de sanarmos nossas dúvidas relacionadas a esses atendimentos que às vezes são tão complexos. Espero sair daqui com mais esclarecimentos e preparada para realizarmos esse atendimento da melhor forma possível”, disse Luciene.
A regional Sudeste foi a primeira a receber o apoio técnico, mas todas as demais participarão do encontro, que acontecem ainda nos dias 5, 10, 12, 14, 17 e 19 de setembro.
O que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.