Últimas Notícias

Em semana intensa, Projeto Justiça Cidadã percorre cinco comarcas da região Sul do Estado com programação para estudantes

A caravana iniciou a semana em Arraias, passando em seguida por Paranã, Palmeirópolis, Peixe, encerrando em Figueirópolis, onde também teve inauguração da reforma do Fórum.

Nesta sexta-feira (13/3), a equipe do Projeto Justiça Cidadã fechou mais uma semana intensa de atividades voltadas para alunos de escolas públicas das comarcas por onde tem passado.

A principal atividade da programação é sempre a roda de conversa com o juiz da comarca e autoridades que compõem o sistema de Justiça.

Nesses encontros são debatidos temas importantes para a formação dos alunos enquanto cidadãos, como, por exemplo, o combate ao uso de drogas, a violência doméstica e familiar, a alienação parental e os direitos e deveres de crianças e adolescentes.

Em Figueirópolis, que fica a 296 km de Palmas, os alunos do Colégio Estadual Alair Sena Conceição iniciaram a manhã de atividades com uma palestra do Proerd, sobre combate às drogas e outra palestra sobre saúde bucal, também organizada pela Polícia Militar.

No período da tarde foi a vez da tão esperada roda de conversa, durante a qual os alunos puderam conhecer de perto os profissionais que trabalham para o sistema de Justiça. Eles acompanharam atentamente as explicações e fizeram perguntas que foram prontamente respondidas.

A diretora da escola, Silvia Paula Almeida da Silva Sobrinho, destacou a relevância da parceria firmada com o Judiciário para a realização do Projeto Justiça Cidadã em Figueirópolis.

“Nossa cidade e nossa escola estão honradas e agradecidas pela presença do Poder Judiciário aqui. Esse encontro quebra paradigmas, pois desmistifica a imagem da Justiça como algo frio e distante. Nossas crianças puderam conhecer de perto como funciona o Judiciário e viram que a Justiça é algo real e próximo da realidade delas”, disse a diretora.

Participaram da roda de conversa a diretora do Foro da Comarca de Figueirópolis, juíza Keyla Suely Silva da Silva; a promotora de Justiça Priscila Carla Stival; a conselheira tutelar Ismaet de Jesus Santos; e o subtenente Geovan, da Polícia Militar.

Concurso de Redação  

O concorrido concurso de redação com o tema Justiça Cidadã, que vem sendo realizado em todas as comarcas, agitou os estudantes do Colégio Alair Sena. A expectativa foi grande para conhecer os vencedores, que ganharam certificados e um presente especial oferecido pela diretoria do Fórum.

Os contemplados foram Flávio Oliveira Neto, com o terceiro lugar; Laís Teixeira de Almeida, com o segundo lugar; e Fernanda Carvalho do Nascimento, com o primeiro lugar. A professora Fátima Aparecida Limiro Lopes, que orientou os alunos nas redações vencedoras, recebeu um certificado de participação e um kit do Projeto Justiça Cidadã.

Ao agradecer pela premiação, a aluna Fernanda Carvalho do Nascimento foi sábia nas palavras e mostrou que a iniciativa do Poder Judiciário de fazer os alunos escreverem sobre Justiça e cidadania está fazendo jus ao investimento.

“Ao estudar para fazer a redação, entendi alguns valores da Justiça como a relação de equilíbrio entre os direitos e deveres de cada um. Aprendi também que não deve haver distância entre a Justiça e o cidadão”, afirmou.

Texto: Comunicação TJTO/ Fotos: Hodirley Canguçu

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.