Estudantes do (CEFA) Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza, participam de capacitação técnica sobre restauração com fins econômicos.
Os estudantes do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza (CEFA), no município de São Salvador do Tocantins, participarão entre os dias 31 de janeiro a 06 de fevereiro, de uma capacitação técnica com ênfase em restauração ecológica com fins econômicos, com retorno econômico e geração de renda.
Eles terão oportunidade de aprender durante a “Capacitação técnica sobre restauração ecológica com fins econômicos” sobre conceitos, vantagens, dificuldades e processos para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF).
Os sistemas agroflorestais podem ser utilizados para restaurar vegetação nativa e para produção agrícola, pois conciliam a conservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para agricultura.
A atividade prática da capacitação vai acontecer através da implantação do módulo de 1 hectare de SAF dentro da escola, contribuindo para recuperação dessa área e para a produção de alimentos que serão consumidos pelos próprios alunos.
Além disso, integra a formação técnica dos alunos, que poderão replicar conhecimento em larga escala nas suas casas, na região e em outros estados.
A capacitação é resultado de uma parceria entre a Semarh – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, o Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza (CEFA), a Agroicone e o Land Innovation Fund (LIF), no contexto do projeto “Políticas públicas para a restauração da vegetação nativa do Matopiba”, que tem objetivo de apoiar políticas públicas de restauração em regiões de Cerrado nos estados do Matopiba.
Na primeira fase desse projeto foi publicado o estudo “Panorama da restauração ecológica no Matopiba e benchmarking de políticas públicas”, que foi resultado de diálogos e um workshop com as secretarias estaduais do Matopiba.
A sócia da Agroicone que coordena o projeto, Laura Antoniazzi, destaca a contribuição de um ambiente de colaboração e aprendizado permanente.
“Existem desafios comuns com relação à implementação do Código Florestal assim como existem particularidades de cada estado, e por isso foi importante ouvir todos os atores para desenhar conjuntamente as estratégias mais adequadas que ajudem a avançar na restauração de áreas do Cerrado”, afirma Laura.
Capacitação para restauração é um dos desafios comuns, que foram apontados por técnicos dos órgãos ambientais e por representantes de produtores rurais. “Ainda existe pouco conhecimento de como fazer restauração na prática no Cerrado, especialmente no Matopiba, e essa capacitação no colégio agrícola vai contribuir para o desafio”, complementa Laura.
O Colégio CEFA está situado em região com uma forte participação da agricultura familiar, com potencial para o desenvolvimento agrícola sustentável, incorporando estratégicas que conciliam produção e conservação.
A Engenheira Ambiental da Semarh, Thaiana Brunes, acredita que a atividade vai contribuir com a restauração no Cerrado, pois os estudantes capacitados atuarão como disseminadores dos sistemas agroflorestais.
“Esses técnicos saem da escola com outra visão sobre o meio ambiente e levarão esse aprendizado para as famílias e para os locais de trabalho, principalmente porque a maioria são produtores rurais. O projeto terá um papel fundamental no desenvolvimento social, incluindo comunidades quilombolas, pequenos produtores familiares e mulheres na capacitação”, afirmou ela.
Thaiana destaca que o modelo de capacitação foi inspirado no projeto Campo Sustentável, coordenado pela Semarh e pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com objetivo de viabilizar novos modelos produtivos e de uso da terra para no Tocantins, com maior foco nos sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta.
Agenda
Capacitação técnica sobre restauração ecológica com fins econômicos
Data: 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022
Horário: 07h às 19h00
Endereço: Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza (CEFA): Rodovia 387, Reassentamento Piabanha, Município de São Salvador do Tocantins (TO).
Sobre o Land Innovation Fund
Resultado de um aporte inicial da Cargill e com gerenciamento a cargo da Chemonics International, o Land Innovation Fund apoia iniciativas que promovam uma cadeia produtiva da soja sustentável, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa, e que gerem impacto econômico e socioambiental positivo em áreas agrícolas de três biomas prioritários na região: Cerrado, Gran Chaco e Amazônia.
O Fundo fomenta inovações que gerem aumento de produtividade por meio de práticas sustentáveis, mecanismos e abordagens que incentivem produtores a conservar e restaurar florestas e vegetações nativas e ações capazes de mobilizar redes e recursos em prol da transformação da cadeia produtiva da soja.
Sobre a Agroicone
A Agroicone é uma organização que gera conhecimento e soluções para transformar o setor agropecuário, contribuindo para os desafios globais no qual está inserido. Atua em cinco áreas estratégicas: i) comércio internacional e temas globais; ii) sustentabilidade e inteligência territorial; iii) políticas públicas; iv) negócios, mercados e financiamento; e v) tecnologias em cadeias agro. A Agroicone é formada por uma equipe multidisciplinar, com vasta competência nas áreas econômica, regulatória/jurídica, territorial, socioambiental e de comunicação. Mais informações: www.agroicone.com.br.
Contatos para imprensa – Agroicone
Jacqueline Pereira – jacqueline@agroicone.com.br
Veja a galeria de fotos Fotos: Divulgação CEFA