Prédios públicos que já abrigaram o paço municipal e o Fórum de Justiça estão se deteriorando. Comunidade diz que abandono gera insegurança.
Casarões históricos, que já abrigaram o paço municipal e o Fórum de Justiça, estão abandonados em Peixe, no sul do Tocantins.
Os prédios não são usados pelo município há anos. Moradores reclamam do descaso e dizem que o abandono gera insegurança.
Os prédios guardam memórias e fazem parte da história da cidade centenária. Mas as estruturas se tornaram uma herança negativa para os moradores.
“Está abandonado, está feio, a gente está precisando que arrume”, disse a dona de casa, Miguelina Cerqueira.
O prédio onde funcionou o Executivo municipal está abandonado há cerca de 10 anos, quando toda a estrutura foi transferida para um local mais moderno. “Nós já fizemos essa campanha de sensibilizar as autoridades locais e do Tocantins para que esse prédio fosse reformado, mas sempre fica para o ano que vem, para depois e nunca que acontece”, disse um morador pioneiro da cidade.
O prédio espaçoso onde há décadas esteve instalado o Fórum de Justiça, deve sediar uma delegacia e o Conselho Tutelar. Operários já começaram a trabalhar na restauração.
“A partir de janeiro, nós iremos restaurar esses prédios históricos do município. Um será a prefeitura municipal e outro, ainda está em planejamento, por qual pasta vai ser ocupado”, informou um representante do município.