Melhora as articulações, força, equilíbrio, coordenação motora. Esses são benefícios da prática de exercícios físicos na terceira idade, além de muitas histórias e amizades.
Na cidade de Palmeirópolis, depois de um delicioso café da manhã, um grupo de idosos praticam duas vezes na semana de hidroginástica em uma piscina aquecida.
A motivação inicial é a melhoria da saúde, mas das reuniões grandes histórias são compartilhadas no final dos exercícios.
“Sou mais feliz depois que entrei no grupo, fiz bons amigos e melhorei a minha saúde – comenta dona Maria Moreira de Freitas de 99 anos.
De acordo com o educador físico e professor Richart Jr. Barbosa, em todas as fases da vida, a prática de atividades físicas é fundamental para uma boa saúde.
“Na terceira idade, os exercícios garantem uma melhor qualidade de vida com benefícios que vão dos aspectos físicos aos psicológicos”, ressalta.
Entre as modalidades indicadas, a hidroginástica é uma das campeãs em recomendação dos profissionais. Isto porque é um trabalho realizado com gravidade e impacto reduzidos, por ser feito dentro da água, permitindo exercícios com menos riscos para os idosos.
“Outro ponto importante é a socialização, na prática desses exercícios, percebemos o contato um com o outro, a convivência, tudo isso é de grande importância para pessoas da terceira idade”, explica Richart.
Através do seu trabalho a secretária de Assistência Social Ana Paula Vaz, está fazendo a diferença e mudando a realidade de muitas pessoas.
O Centro de Referência e Fortalecimento de Vínculo de Palmeirópolis atende aproximadamente 200 idosos, mas que frequentam a hidroginástica são apenas 27.
Da redação