O projeto foi realizado com estudantes do 6º ano vespertino da Escola Estadual Professora Maria Guedes.
O projeto denominado “Oficina sobre Sexualidade na Adolescência” é desenvolvido desde o mês de abril deste ano por profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Palmeirópolis.
Essas ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do município. Um dos objetivos é uma orientação mais intensa, além das que já são desenvolvidas pela gestão municipal e governo.
A disseminação do conhecimento sobre sexualidade focados nos pré-adolescentes e adolescentes em vulnerabilidades são os focos desse projeto.
A Enfermeira Coordenadora da Unidade Básica de Saúde Elena Maria Borges, Jucilene Duarte Marinho e Juliana Correia de Souza Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado Saúde da Família(NASF), foram as idealizadoras desse trabalho.
As profissionais entenderam que essa fase da criança nesse período de pré adolescência é um momento de transformação, curiosidades e também de muitas dúvidas, por isso, quanto maior arcabouço de informação na vida dessas pessoas, mais conscientes elas serão.
O resultado, serão jovens maduros, livres de doenças sexualmente transmissíveis e priorizando a educação como crescimento.
Os menores aprenderam sobre o tema de uma forma bem descontraída. Por meio de rodas de conversas, frases motivacionais, apresentações lúdicas dentre outras.
Para realização desse projeto, a organização se preocupou em apresentar aos pais todos os detalhes dessas oficinas. Os responsáveis assinaram um termo autorizando os menores a participarem.
As oficinas finalizaram no último dia 27 de junho e teve total apoio da diretora da escola Maria Guedes Gentileza Cangussú, da Orientadora Educacional, Lorena Aparecida Borges Rodrigues de Morais e toda equipe escolar.
Veja as fotos:
Da redação/Clifton Morais/Fotos Divulgação