Últimas Notícias

Em assembleia, funcionários dos Correios no TO decidem voltar ao trabalho na segunda (16)

Decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada pelo TST, entre a empresa e representações sindicais. Correios se comprometeram a manter cláusulas do acordo coletivo até o julgamento do dissídio coletivo.

Os funcionários dos Correios no Tocantins devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (16), segundo o sindicato que representa a categoria no estado. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (13) um dia após a audiência de conciliação que ocorreu no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. Na ocasião, o ministro Maurício Godinho Delgado propôs que os trabalhadores dos Correios suspendam a paralisação até o julgamento do dissídio coletivo marcado para o dia 2 de outubro e os trabalhadores.

A paralisação começou na quarta-feira (11) em todo o país. No interior do Tocantins, unidades foram fechadas e paralisaram o atendimento.

Na audiência, o ministro determinou que 70% dos funcionários dos Correios devem voltar ao trabalho, pois o serviço é considerado essencial. Ele fixou ainda multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da determinação.

A proposta do ministro prevê que a direção dos Correios mantenha as cláusulas do atual acordo coletivo de trabalho em vigor até o julgamento do dissídio. Até lá está mantida, inclusive, a permanência de pais e mães no plano de saúde.

Segundo nota enviada pela empresa, os Correios aceitaram a proposta e em contrapartida, as representações sindicais se comprometeram em levar a proposta de encerramento da paralisação parcial para as assembleias o mais rápido possível, fixando como prazo máximo de deliberação até a próxima terça-feira (17), às 22h.

 G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.