Ingestão de álcool é uma das principais causas, aponta levantamento.
Vítimas se indignam e pedem mais respeito no trânsito.
Nos últimos dois anos 421 motociclistas se envolveram em acidentes em Palmas. Alguns não resistiram, outros tiveram ferimentos graves. Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria Municial de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte. A estatística aponta ainda que a ingestão de bebida é uma das principais causas.
Os dados não incluem os acidentes registrados em 2016. Mas o casal Jéssica Lorrany e Juniel Carvalho farão parte das estatísticas. No último sábado (9), eles trafegavam de motocicleta, perto do Espaço Cultural, quando um carro avançou o sinal vermelho. Os dois iriam para uma igreja, mas acabaram em um quarto de hospital.
“Foi muito rápido. Quando meu esposo percebeu que iríamos colidir, apenas freiou a moto e quando vi, só senti a forte pancada no estômago. Nós nos arrastamos no asfalto. Caí por cima do meu esposo acordada, gritando desesperadamente por ele que não me respondeu por alguns segundos”, desabafou Jéssica.
Ela teve ferimentos nos braços. Já ele machucou os joelhos e as mãos. O casal foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento. Os dois ficaram em observação e depois foram liberados.
2014 | 2015 (até agosto) |
---|---|
243 acidentes | 142 acidentes |
270 vítimas | 151 vítimas |
O motorista que avançou o sinal fugiu do local do acidente. O casal registrou a indignação em uma rede social, pediu mais prudência e respeito no trânsito. “Ele fugiu do local sem prestar socorro, sem um pingo de respeito e educação, pelo menos para pedir socorros às vítimas ou para saber se estávamos vivos. Pessoas ainda foram atrás mas não o encontraram.”
O casal não registrou Boletim de Ocorrência.
Levantamento
Em 214, o município registrou 243 acidentes, com 270 vítimas graves e fatais. Conforme o levantamento, as principais causas foram: perda de controle do veículo, alcoolemia, desrespeito à sinalização e infraestrutura viária.
Até agosto de 2015, foram registrados 142 acidentes, com 151 vítimas graves e fatais. Os principais fatores foram: alcoolemia, perda de controle do veículo, desrespeito à sinalização e excesso de velocidade
Fonte:g1 to