Últimas Notícias

É #FAKE que suco de quiabo salva cachorro de cinomose e parvovirose

Receita caseira é sugerida nas redes sociais. Médica que deu aula por 40 anos na USP diz que mensagem é totalmente falsa.

Circula pela internet a informação de que suco de quiabo é um remédio natural e infalível para salvar cachorros contra cinomose e parvovirose. A mensagem é #FAKE.

Fake — Foto: G1 Fake — Foto: G1

Fake — Foto: G1

“É fake, é fake”, diz a professora aposentada Mitika Hagiwara, que durante 40 anos deu aula no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMV-USP).

Mitika afirma que a cinomose é uma doença de difícil tratamento. Ela destaca que, quando o animal está realmente doente, com apresentação de sintomas neurológicos, cabe apenas um tratamento de suporte até que se recupere, o que nem sempre é possível. A médica afirma ainda que não há nenhuma comprovação científica de eficácia de alguma receita caseira.

Segundo ela, no entanto, qualquer suco, e não apenas o de quiabo, pode auxiliar na hidratação do cachorro, o que pode ajudar de alguma forma na recuperação do animal. “Se você der soro caseiro, soro de hidratação, tem o mesmo efeito”, diz.

Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutora e mestre pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP e técnica do Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia, a médica Ludmila Moroz afirma que, apesar de o suco de quiabo ser nutritivo, ele não pode proporcionar a cura da cinomose e da parvovirose.

“Essas doenças são de alta morbidade, mas ainda assim, tratáveis. No entanto, não pelo quiabo”, afirma.

Para ela, esse tipo de alimento pode ser, no máximo, uma comida de suporte. Moroz indica que cachorros com suspeita de doenças como cinomose e parvovirose sejam levados a tratamento médico imediato.

“Não há possibilidade de fazer tratamento em casa. Tem que internar”, diz. A médica conta que já ouviu falar bastante neste boato. “Todo mundo já ouviu falar.”

Clínicas veterinárias têm publicado posts com advertências sobre o uso do suco de quiabo como alternativa ao tratamento. Elas alertam que o suco não combate os vírus da cinomose e da parvovirose e, por isso, é importante levar o animal para se tratar.

As clínicas afirmam que o animal que sobreviver após tomar o suco sobrevive também sem ele e que o uso do suco pode, na verdade, prejudicar, pois pode fazer com que o dono demore a levar o animal para realizar o tratamento adequado.

G1.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.