Ainda em fase de testes, equipamentos estão nas cidades de Gurupi, Talismã, Alvorada, Cariri e Aliança do Tocantins.
Os motoristas terão que ter muita atenção ao passar pela rodovia BR-153 no sul do estado, já que 12 radares foram instalados para controlar o trânsito.
Os locais já possuem placas informando qual é a velocidade máxima permitida.
O trechos que receberam equipamentos estão nas cidades de Gurupi, Talismã, Alvorada, Cariri e Aliança do Tocantins.
As estruturas foram montadas mas, nesse momento, os radares estão em fase de testes, apenas para educar os motoristas.
“É importante por causa de imprudências que acontecem. Mas é muito radar, um em cima do outro, em descida, em lugar que não tem nada a ver’, comentou o caminhoneiro José Mauro.
Em alguns trechos, veículos leves podem trafegar em uma velocidade de até 100 km por hora. Já os pesados devem respeitar o limite de 80 km por hora.
Perto de Cariri, a redução vai precisar ser ainda maior perto dos radares, já que o limite é 50 km por hora.
Os locais de instalação foram escolhidos através de estudos técnicos feitos pela concessionário que administra o trecho sul da BR-153 e a Policia Rodoviária Federal (PRF).
Os radares vão registrar imagens de veículos que cometerem infrações. Entretanto, ainda não há previsão de quando as multas vão começar a ser aplicadas.
“A gente orienta que o condutor fique atento à sinalização. Todos esses aparelhos são acompanhados de uma sinalização que indica qual olimite de velocidade naquele local. Então é importante que o condutor esteja atento para que não seja penalizado e tenha que pagar os valores correspondentes às multas”, alertou o agente da PRF Joaquim Franco.
g1 Tocantins.