Últimas Notícias

Dois prefeitos são afastados pela Justiça no Tocantins por suspeita de receberem propina

A Polícia Federal cumpre vários mandados de busca e apreensão em três cidades.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, determinou o afastamento da função pública dos prefeitos dos municípios de Cristalândia do Tocantins, Cleiton Cantuário Batatinha (PSB), e de Peixe, José Augusto Bezerra Lopes (DEM).

Os gestores são suspeitos de receberem propina de uma empresa que presta serviços de transporte escolar nos municípios desde 2017.

Na manhã desta quarta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aliança do Tocantins, Peixe e Cristalândia.

Também foi determinado o afastamento do cargo de um servidor público que atua como chefe de licitações. A justiça ainda decretou a prisão de um empresário que mora em Aliança do Tocantins que teria vencido a licitação mediante fraude e direcionamento. A investigação apontou ainda que a empresa contratada pelas prefeituras seria de fachada, pois não tinha nenhum funcionário.

Aproximadamente 40 policiais federais participam da Operação Direct. Os contratos investigados somam mais de R$ 13 milhões.

Conforme a PF, o empresário realizava depósitos e transferências de valores para os prefeitos, no mesmo período em que ocorreram as contratações.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas públicas, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.