Últimas Notícias

Dezesseis Unidades Penais tocantinenses seguem aptas para o recebimento de novos presos em nova etapa da 2ª Temporada da Operação Lockdown

Os trabalhos da Operação são somados aos demais protocolos sanitários aderidos em todas as Unidades Penais do Sistema Penal tocantinense como forma de prevenção à Covid-19.

Sob a coordenação da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) deu início à 4ª etapa da Operação Lockdown no Sistema Penal tocantinense, que segue na segunda temporada. Com o objetivo de preservar a saúde de servidores e pessoas privadas de liberdade contra a disseminação da Covid-19, foram selecionadas 16 Unidades Penais para seguirem com os trabalhos de recebimento de ingressos no Sistema até o dia 26 de agosto.

O superintendente do Sistema Penal tocantinense, Orleanes de Sousa, explicou que, paralelo às atividades da Operação Lockdown, também foram adotadas ações preventivas em todas as Unidades Penais do Tocantins. “Seguimos cumprindo com a nossa responsabilidade e, além da limitação no recebimento de novos presos no Sistema, também estabelecemos o Plano de Ação para Contenção a Transmissão do Novo Coronavírus com trabalhos pontuais de higienização e sanitização dos ambientes carcerários, uso obrigatório de máscara, realização de teste rápido e testes laboratoriais, suplementação alimentar, vacinação de H1N1 e estabelecemos protocolos sanitários”, disse.

Sobre os procedimentos aderidos durante a Operação Lockdown, o gerente de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz, explicou que a 4ª etapa da ação segue por 60 dias. “Os casos identificados no período de quarentena em cada estabelecimento penal são tratados antes do preso ingresso ter contato com os demais custodiados. Unidades que apresentam casos positivos para o Coronavírus são avaliadas e ocorre o fechamento, remanejando o recebimento de novos presos a outras unidades aptas até a alta dos contaminados”, afirmou.

“Vale ressaltar também que, mesmo com todas as medidas de proteção e protocolos sanitários adotados em todas as Unidades Penais desde o anúncio da Pandemia, é necessário continuarmos fazendo esse trabalho de triagem na entrada do dos estabelecimentos do Sistema Penal, uma vez que as Unidades são muito rotativas”, finalizou o gerente Bionor Vaz.

Unidades Penais aptas

Nesta 4ª fase da II Temporada da Operação Lockdown as unidades penais consideradas aptas para o recebimento de presos ingressos no Sistema são: Araguacema, Araguatins, Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Palmas, Tocantinópolis, e as unidades penais femininas de Babaçulândia, Pedro Afonso, Palmas e Talismã.

Secretária de cidadania e Justiça.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.